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Determinismo biologico

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Por:   •  1/8/2014  •  Artigo  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

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DETERMINISMO BIOLOGICO

Para os antropólogos o determinismo biológico não é determinante nas diferenças culturais. Em sinteze os genes não interferem nos comportamentos humanos. Exemplificando a tese, tomamos como exemplo uma criança da Suecia transportada para o Brasil desde nascença. Ela terá os costumes da família que a criou. Falará a língua brasileira e terá o sutaque da região que mora. Resumindo as diferenças genéticas hareditárias não constituem uma fator essencial para a formação cultural do individuo.

DETERMINISMO GEOGRÁFICO

Condiciona a diferença do ambiente físico à diversidade cultural. Essa teoria defende que o clima é fator crucial no processo comportamental dos povos. Em contraponto, antropólogos, dentre eles, Boas, Wisssler, Kroeber encontraram limitação na tese. Eles acreditam que é comum existir diversidade cultural em um mesmo ambiente físico.

Um exemplo são os Esquimós e os Lapões. Eles vivem em condições climáticas semelhantes. Mas vivem, moram e se comportam de maneiras distintas.

Não é possível admitir tal conceito. As diferenças não podem serem explicadas pela biologia e menos ainda pelo ambiente em que vivem.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA

Sintetizado PR Edward Tylor, cultura – inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, adiquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. A idéia de cultura ganhou consistência, e com esse processo permanente de aprendizagem, conhecemos essa capacidade de endoculturação.

Para enfatizar e ampliar, Jacques Turgot afirma em sua obra, que o homem é capaz de assegurar suas idéias eruditas, comunicá-las a outros, e partilhar aos seus descendentes como uma herança sempre crescente.

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA

Os estágios existentes no processo evolutivo é resultado da diversidade. Então uma das tarefas da antropologia é estabalecer uma escala de civilização. Na qual diferentes sociedades humanas seriam classificadas hierarquicamente.

Diverge Stocking (1968) que critica Tylor “por deixar de lado toda a questão do relativismo cultural e tornar impossível o moderno conceito de cultura”.

Frans Boas atribui à antropologia duas tarefas:

a) A reconstrução da historia dos povos ou regiões particulares;

b) A comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.

Kroeber diz não poder ignorar que o homem precisa do seu equipamento bilogico, para satisfazer funções vitais como alimentação, sono, respiração e atividade sexual. Mas essas funções muda de maneira conforme uma cultura para outra, porém esses comportamentos não são determinados biologicamentes. A herança nada tem a ver com ações e pensamentos, já que esses são adiquiridos através do processo de aprendizado.

Exemplos são citados pelo autor para exemplificar esse processo.

Ao decorrer do capitulo é enfatizafo que as características qualitativas de cada ser nada

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