Dificuldades na criação de uma nova teoria para a administração de cientistas
Tese: Dificuldades na criação de uma nova teoria para a administração de cientistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edjames • 27/11/2013 • Tese • 525 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
REVISÃO
1. Quais as dificuldades no estabelecimento de uma nova teoria para os estudiosos de administração?
As dificuldades se encontram no fato é que os estudiosos de administração e os que a praticam costumam fracassar ao tentar entender a essência do processo de criação do conhecimento.
2. Conceitue a criação do conhecimento conforme NONAKA e TOYAMA (2002)
Conceitualizamos a criação do conhecimento como um processo dialético no qual várias contradições são sintetizadas através das interações dinâmicas entre os indivíduos, a organização e o ambiente.
3. Discorra: Atualmente as empresas estão enfrentando várias contradições...
Elas têm de competir no mercado global e ainda adaptar-se aos mercados locais. Oferecer produtos diferenciados para satisfazer as necessidades diversificadas dos clientes e também vencer a concorrência de preços. Mas construir o conhecimento tácito, que se torna a base da competitividade a longo prazo, leva tempo e recurso. As empresas, no entanto, estão competindo em um mundo onde a velocidade e a eficiência são as chaves para a vitória.
4. Em que é baseada a teoria organizacional tradicional?
Na visão da organização como uma máquina de processamento da informação, que toma o processo da informação do ambiente para solucionar os problemas e se adapta ao ambiente com base em uma determinada meta.
5. O que você entende sobre reexaminar o papel da estratégia?
Entende-se que soluciona as contradições entre organização e seu ambiente. Tipicamente representado pela sua estrutura SWOT por Andrews (1971), o papel da estratégia é adaptar a organização as ameaças e as oportunidades no ambiente com os pontos fortes e fracos que possa ter.
6. Como podemos sintetizar o ambiente e os recursos internos?
Primeiro temos que fazer uso da teoria de GIDDENS (1984), a estruturação significa o estudo das formas em que os sistemas sociais são produzidos e reproduzidos através da interação social.
7. Fale sobre a teoria da estruturação de GIDDENS (1984).
A teoria da estruturação considera os humanos como seres que desempenham papeis e preenchem normas que agem de acordo com sua imagem do que é a realidade, e trata todas as instituições e praticas sociais como estrutura.
8. Como você acredita que deve ser a promoção do processo de criação do conhecimento?
A criação do conhecimento inicia com o processo de socialização, no qual um novo conhecimento tácito é convertido através das experiências compartilhadas na interação social do dia-a-dia. O conhecimento tácito é articulado em conhecimento explicito pelo processo de externalização.
9. Descreva o caso da DoCoMo
A empresa DoCoMo era uma empresa burocrática, mas no momento da realização de um novo projeto onde foram contratadas novas pessoas foi um momento único, pois e organização
...