Direito Ambiental
Pesquisas Acadêmicas: Direito Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarahbacci • 23/11/2013 • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 212 Visualizações
AULA 2 – AMBIENTAL (COLABORATIVA VAL 3,00)
Em 2000 a ONU, estabeleceu os 8 objetivos do milênio ODM, sendo que no BRASIL e chamado de 8 jeitos de muda o mundo.
O Brasil está empenhado em atingir os 8 objetivos até 2015, porém e necessário a ajuda de toda sociedade para que esses objetivos se concretizam e ações a serem tomadas para o desenvolvimento.
As metas acerca da mortalidade infantil e água potável estão em ritmo acelerado para que todos os estados brasileiros alcancem esta meta, em relação ao 5 objetivo e o que avança em passo mais lento e precisa de mais atenção, acerca dos objetivos 2 e 6 também precisam de bastante atenção por parte da sociedade e das autoridades responsáveis por isto, pois tem muitos problemas ocorrendo e precisam ser resolvidos.
O Brasil tem ser destacado internacionalmente pelo seu empenho em atingir os objetivos e dando apoio a outros países, sendo um país em desenvolvimento está lutando para cada dia supera as dificuldades do dia a dia. O Brasil tem todas as ferramentas possíveis para que consiga atingir os objetivos, porém, e preciso que a sociedade, as politicas econômicas e ambientais sejam implantadas em conjunto, para que todos sejam favorecidos.
Aula tema 3: O caminho da sustentabilidade
Identifique uma pratica organizacional e avalie os seus benefícios do ponto de vista da sustentabilidade.
Organização: Unilever
Projeto: Amaciante Confort Concentrado
A empresa Unilever adquiriu um novo hábito no ano de 2008 em relação aos amaciantes diluídos para concentrados. Lançou no mercado o amaciante Confort concentrado de 500 ml, mais barato e tem o mesmo rendimento de um Confort 2l, por ser concentrado, apenas ½ tampa é o suficiente para amaciar e perfumar 5 quilos de roupa.
No Brasil todas as unidades da Unilever seguem as diretrizes mundiais da campanha para os cuidados com o meio ambiente. Isso implica, na prática, em redução do consumo de recursos naturais, resíduos e emissões ambientais, alem da reutilização de materiais e reciclagem.
Dessa forma a linha de produtos Confort concentrado foi desenvolvida levando se em consideração os benefícios de suas inovações e as avaliações dos possíveis impactos ambientais.
São exemplos de benefícios a água, pois, obteve uma economia de 79% ma redução da água. Serão cerca de 1.600 toneladas de plásticos a menos por ano, uma economia de 58% diminuindo assim vários impactos ambientais como emissões de gás carbônico e consumos associados a embalagem.
No transporte há uma redução de 2% em caixas de papelão, com a diminuição do conteúdo e da embalagem do novo Confort Concentrado, serão 1925 caminhões a menos em circulação por ano (redução 71%), oque representa menos combustível, menos emissão de gases e ruídos, além de menos congestionamento em ruas e rodovias.
Outro fator muito importante tanto para a economia quanto para a preservação da natureza é a energia. O Confort concentrado ao gerar menos impacto ambiental, diminui o consumo de energia, reduzindo custos e oferecendo um produto mais acessível aos consumidores .
No ponto de venda da empresa o Confort concentrado por ser de 500 ml permitirá um incremento de 60% a mais de produtos na prateleira, no mesmo espaço ocupado pela embalagem de 2 litros.
Unilever – Confort Concentrado. Disponível em: http://www.unilever.com.br/sustainability/nossosvalores_noticias/artigo_comfort_concentrado.aspx Acesso em 22 abril. 2012
.....
Exercício proposto sobre o Texto Comitê para Democratização da Informática.
O projeto descrito no texto pode ser considerado de sustentabilidade porque é um modelo social e econômico equilibrado que satisfaz as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas comunidades do Rio de Janeiro é melhorar a qualidade de vida da população das duas comunidades.
Um dos objetivos específicos do projeto é promover uma união entre os setores econômicos beneficiando a população.
O público-alvo a ser beneficiado são os moradores das duas comunidades.
Projeto de Reuso de água
Reuso de água residencial
É hoje um fato comprovado que o volume de água doce e limpa, que é menos que um por cento de toda a água disponível no planeta, está se reduzindo em todas as regiões do mundo. Inclusive no Brasil. A região da Grande São Paulo é um exemplo típico desse problema.
O consumo exagerado das reservas naturais de água doce por causa do alto crescimento populacional está sendo maior do que a natureza pode oferecer, e a poluição produzida pelo homem está contaminando e diminuindo cada vez mais essas reservas.
Por sorte, a população já está sendo conscientizada desses problemas pelos órgãos encarregados em educação ambiental e pelas próprias distribuidoras de água. Mas, isso ainda é muito pouco frente a urgência de reverter esse lastimável desgaste ambiental.
As pessoas mais lúcidas de nossa população já fazem uma boa economia dentro de casa com as orientações sugeridas, tais como:
• Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa a louça, etc.;
• Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;
• Trocar as válvulas hidroassistidas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador (es) de volume(s) por descarga;
• Diminuir o tempo no banho;
• Procurar usar a máquina de lavar roupas
...