Direito E Legislação Aula Tema-1
Trabalho Escolar: Direito E Legislação Aula Tema-1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardo14 • 23/4/2013 • 2.063 Palavras (9 Páginas) • 671 Visualizações
Etapa 1
Passo 1:
1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?
A contabilidade gerencial dá todo embasamento contábil para que os gestores façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.
Fornecendo instrumentos que contém informações sobre a situação econômica/ financeira da empresa, sendo suas demonstrações contábeis a ferramenta para tomada de decisões.
2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?
O contador exerce função gerencial dentro de uma organização, elaborando demonstrações contábeis das operações/ fatos, fornecendo dados que possam exprimir posições para a tomada de decisão que por sua vez é o papel do administrador.
- Contador: regime de competência.
- Administrador: regime de caixa.
Na tomada de decisão
- Contador: volta sua atenção para apresentar e coletar dados financeiros.
- Administrador: analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes.
3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?
Analista Tributário, para analisar, apurar, contabilizar, conciliar e aplicar uma boa gestão tributária, apoiando os processos de encerramento mensal de contas.O Contador pode atuar em diversas funções tais como:
• Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil.
• Auditor externo, interno e independente.
• Professor da área contábil.
• Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças.
• Pesquisador.
• Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal.
4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.
A contabilidade no mundo iniciou-se desde a antiguidade nas manifestações humanas sociais e necessárias com a utilização de técnicas específicas que se aperfeiçoaram no decorrer do tempo. Ela pode ser dividida em períodos, sendo:
O período antigo onde o homem primitivo praticava a contabilidade de forma rudimentar utilizando gravações e outros métodos.Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.
Logo veio o período moderno, surgindo pela necessidade que se teve de controlar as riquezas do mundo utilizando-se de técnicas contábeis nos negócios privados.O período Ciêntífico com a manifestação dos autores Francisco Villa (escritor milanês) e Fábio Bésta (escritor veneziano) juntamente com o surgimento das escolas de pensamento contábil.
Na atualidade a contabilidade tornou-se vital para as empresas e vem se destacando no mercado em auditoria, controladoria e atuarial, tornando-se globalizada e padronizada mundialmente. A Evolução contábil vem desde os primórdios e hoje faz parte do dia a dia das pessoas físicas e jurídicas como facilitador, planejador e necessário no mundo dos negócios.
Concluindo-se, o Contador, tem a função básica de desenvolver e fornecer dados para verificar o desempenho da empresa, enxergar a situação financeira e pagar impostos. Ele é quem prepara as demonstrações financeiras com base de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das receitas e das despesas quando incorridas.
2 Passo
O PATRIMÔNIO - CONCEITO
O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.
O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial.As obrigações,o aspecto negativo,ainda que as dividas superem os bens e os direitos ,o patrimônio existe.
Os bens e os direitos formam ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).
Ativo = Bens + Direitos
Passivo = Dividas
BENS
Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:
a) Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:
Bens Numerários: dinheiro;
Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;
Bens de Uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;
Bens de Renda: imóveis para aluguel.
b) Bens Intangíveis: não são palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias, copyrights e softwares.
DIREITOS
Em Contabilidade, entende-se por Direito, o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a
...