Discussões éticas
Artigo: Discussões éticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anielybaldo • 24/10/2014 • Artigo • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
DISCUSSÕES ÉTICAS
Houve uma época em que falar de ÉTICA era fora de moda. O legal era ser esperto, aplicar a lei de Gerson, ou seja, conseguir tirar vantagem em todas as suas atitudes, fossem elas comerciais , profissionais ou pessoais. Atualmente, cada vez mais as pessoas estão buscando a ÉTICA. Ouve-se falar em ética nos negócios, ética ambiental, ética nas relações, ética na política. Mas porque houve a necessidade premente de se buscar a ética?
Porque estamos na era das comunicações, onde as informações são instantaneamente passadas de um continente a outro em segundos, nada mais fica encoberto. Portanto, há uma perplexidade diante das informações que entram nas nossas casas, por meio da televisão e da internet. Esses veículos de comunicação permitem que informações sobre corrupção e violência invadam nossos lares causando perplexidade nas pessoas, pois compartilham de atos e atitudes que vão contra os seus valores e princípios, causando uma indignação dos grupos humanos, levando-os a ter um posicionamento moral básico.
Portanto o retorno à Ética é uma reação mundial a essa invasão. Há uma resgate sobre a reflexão moral, com uma retomada da discussão ética sobre os acontecimentos que escandalizam o mundo em busca do reequilíbrio dos juízos e valores que são tão caros e indispensáveis à sobrevivência e a estabilidade dos povos e entre os povos. Como já vimos anteriormente, a ética é a busca da sobrevivência. Portanto, atos e atitudes ou situações que nos indignam fazem-nos ir em busca do que é correto, justo e acabado, como uma forma de ir em busca da sobrevivência. Portanto, o primeiro motivo do retorno à ética é um motivo reacional
O segundo motivo de retorno à ética refere-se aos escândalos políticos que ocorreram no mundo inteiro, principalmente após a 2ª Grande Guerra Mundial, como, por exemplo, o caso Watergate no EUA. O caso Watergate é o mais conhecido escândalo político da história americana, e "Garganta Profunda" é a fonte anônima mais famosa do jornalismo.
Foi um caso de espionagem nas eleições para presidente nos EUA, em 1972. Refere-se especificamente ao edifício Watergate, em Washington DC, que abriga um hotel e vários escritórios. Foi nesse prédio que cinco homens foram presos ao tentar colocar escuta nos escritórios do Comitê Nacional Democrata. Esses homens faziam parte do Comitê para Reeleger o Presidente Nixon. Bob Woodward e Carl Berntein, dois repórteres do Washington Post, começaram a investigar o então já chamado caso Watergate. Durante muitos meses, os dois repórteres estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate. Eles foram informados por uma pessoa conhecida apenas por Garganta Profunda(Deep Throat) que revelou que o presidente sabia das operações ilegais.
O terceiro motivo do retorno à Ética refere-se às consequências negativas da Liberalidade, advinda da revolução sexual dos anos 70, onde as pessoas só pensavam nos seus direitos e negligenciavam suas obrigações, desenvolvendo hábitos e costumes que determinaram a destruição do meio ambiente, a exclusão social dos pobres, a difusão internacional das drogas, a promiscuidade sexual e, por consequencia, a disseminação da AIDS. A geração hippie que viveu após a revolução dos anos 70, educou seus filhos com demasiada liberdade, tanto que chegavam a confundir liberdade com liberalidade e, portanto transformaram-se em adultos irresponsáveis, que não respeitam o meio ambiente, que excluem os pobres, que usam drogas, que são promíscuos e que por tudo isso ficaram mais propensos a desenvolver vários distúrbios de comportamento que, muitas vezes levaram ao desenvolvimento de doenças psiquiátricas, principalmente a depressão.
Outra razão do retorno à Ética é a reação das pessoas aos contratos inaceitáveis, a chamada razão reacional, com um necessidade de resgatar os valores morais que vinham sendo bombardeados pela violência, pela corrupção, ou pelo autoritarismo e paternalismo na medicina. Enfim, a reação à opressão foi o estopim ao retorno à Ética.
A quarta razão é uma razão consequencial, ou seja, como consequência do desenvolvimento da biotecnologia. Neste caso o desenvolvimento tecnológico trouxe uma necessidade de se estabelecer parâmetros referencias aplicados às novas descobertas técnico-científicas que estão sendo desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tais como:
...