Diversidade, inclusão e direitos humanos
Por: Nadjaludmila • 15/6/2021 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
Uniceplac[pic 1]
Curso: Psicologia
Disciplina: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos
Professora: Cris Alves da Silva
As desigualdades no Brasil se iniciaram desde o tempo da descoberta e colonização. Com a chegada dos portugueses a uma terra desconhecida foi inevitável um choque cultural com os indígenas aonde os portugueses adotaram a postura de superioridade por assim crerem que eram. Agregado a isso com o passar dos tempos após a chegada dos navios negreiros que traziam homens e mulheres para serem submetidos ao trabalho escravo aconteceu à acentuação da desigualdade acrescida do fator: cultura, cor, arte, religião, posição social e econômica. Apesar do fim da escravidão, essas desigualdades perduram até os dias atuais. Dentro deste contexto surgem os movimentos sociais que são toda ação coletiva inserida em uma sociedade conflituosa que age no sentido de preservar ou transformar a ordem.
A sociedade brasileira é fortemente marcada pela exclusão, preconceito e discriminação. No Brasil as mulheres e os negros são a minoria e permanecem na luta pelo reconhecimento dos seus direitos exercício da cidadania. Os movimentos sociais buscam a igualdade de direitos de acordo com a expressão das demandas da sociedade. Os movimentos lutam por uma causa através de uma ação coletiva em busca de um objetivo a partir de uma ideologia e possuem as seguintes características: reivindicatórias quando buscam por direitos; políticas quando trata de relações de poder e de classe quando se trata de relações de trabalho.
Os recursos públicos são distintos e inferiores ao do setor privado. A saúde, educação, ambos precários e a exposição à violência e a criminalidade, a distinção de gênero e raça nos mostram que a desigualdade se faz presente nos dias atuais. Esses pontos causam consequentemente dificuldades no mercado de trabalho, para cumprir a qualificação esperada o que renova o ciclo das desigualdades.
Visto que o Brasil tem dimensões continentais aonde às políticas públicas não alcançam a todos de maneira igualitária devido majoritariamente as desigualdades socioeconômicas os movimentos sociais tem um papel de relevância, pois através de suas lutas vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades. A demanda somente muda ao longo da história, mas se faz presente de acordo com as necessidades da população. Há uma constatação de que a lei é igual para todos, porém somente na teoria.
Temos no Brasil alguns movimentos sociais mais conhecidos como: movimento negro, movimento sem terra, movimento estudantil, movimento feminista, movimento LGBTQIA+, movimento ecológico.
Conforme o passado histórico brasileiro possuímos um legado de discriminação e exclusão das minorias desde a colonização gerando desigualdades que perduram até hoje. Desigualdades socioeconômicas e de direitos. Visto essa realidade os movimentos sociais possuem papel primordial para dar voz as demandas da nossa população e fazendo cumprir direitos e criação de políticas públicas de alcance geral.
...