Durkheim
Pesquisas Acadêmicas: Durkheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvarogerio102 • 27/11/2013 • 895 Palavras (4 Páginas) • 9.751 Visualizações
• Qual o objeto de estudo da sociologia para Durkheim e quais são suas características?
O objeto da sociologia são os fatos sociais. São três as características básicas que distinguem os fatos sociais. A primeira é “coerção social”, a força que os fatos exercem sob os indivíduos, a força coercitiva se torna evidente pelas sanções legais ou espontâneas. A segunda é “exteriores”, são regras, costumes e leis que existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade. E a terceira é a “generalidade”, é social todo o fato que é geral, que se repete na maioria dos indivíduos.
• Analise a objetividade dos fatos sociais para Durkheim.
Para Durkheim, a explicação científica exige que o pesquisador estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, tendo que preservar o objetivo da análise, deixando de lado valores e sentimentos pessoais.
• Qual a finalidade da sociologia para a sociedade na concepção de Durkheim?
A sociologia tinha por finalidade encontrar soluções para a vida social.
• Como Durkheim analisa os fatos sociais normais ou patológicos?
A sociedade apresenta estados que podem ser “normais” ou “doentios”. Ele considera um fato social normal quando é generalizado, aquele fato que não extrapola os limites. E um fato social patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social.
• Discorra sobre a solidariedade mecânica e orgânica.
Solidariedade mecânica é típica das sociedades pré-capitalistas, aquela onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão do trabalho social. Solidariedade orgânica é típica das sociedades capitalistas, a qual os indivíduos se tornam interdependentes.
• Que lei geral Durkheim estabeleceu para a evolução das espécies sociais?
A Morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais, numa nítida referência às espécies estudadas em biologia. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento em que os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos.
Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos no homem - como amor filial, piedade, ciume sexual -, Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades: "Tais sentimentos resultam pois da organização coletiva, em vez de constituírem a base dela".
a) Podemos dizer que Durkheim afirma que os sentimentos humanos são fruto da coerção social?
b) Por quê?
c) O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e parte de sua natureza?
Answer
Os chamados sentimentos humanos são fruto da coerção social porque, segundo ele, o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa supremacia da sociedade sobre o indivíduo deve satisfazer a esse indivíduo, desde que ele consiga integrar-se ao conjunto de regras definidos por ela e para que não hajam conflitos exagerados a ponto de dissolvê-la, se faz necessário o favorecimento de mecanismos mantenedores de uma "solidariedade" entre seus membros.
...