Durkheim
Trabalho Universitário: Durkheim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: analuu • 9/4/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 2.589 Visualizações
“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45).
Em relação à citação, assinale o que for correto.
a.
Karl Marx criou o termo alienação para expressar as crescentes dívidas que a classe trabalhadora contraia, levando-a à falência econômica e espiritual.
b.
Durkheim pensa o homem como um ser alienado em sua natureza, independente da sociedade na qual ele viva.
c.
Weber considera a alienação como uma forma de ação social que constrói laços entre as pessoas, mergulhando o indivíduo na massa e perdendo este, consequentemente, sua autonomia.
d.
Karl Marx considera a alienação um fenômeno residual do capitalismo que pode ser superado com reformas no interior do sistema capitalista.
e.
Karl Marx considera que a alienação acontece numa forma de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.
transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc.
II - Para Durkheim, o fato social é o objeto da Sociologia. Os fatos sociais “são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de poder coercitivo” e que exercem influências sobre o indivíduo.
III – Para Durkheim, a ação social se estabelece na relação entre o indivíduo e a sociedade como um todo. Nela parte-se do indivíduo cuja ação tem por objetivo a construção de laços sociais duradouros.
Podemos afirmar que:
a.
I – V; II – F; III – F;
b.
I – V; II – V; III – V;
c.
I – V; II – F; III – F;
d.
I – V; II – V; III – F;
e.
I – F; II – V; III – V;
RESPOTA D
...