ED - 2. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ?
Por: ThiagoJhonata • 30/9/2016 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 743 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
ESTUDOS DISCIPLINARES III
TRABALHO EM GRUPO
UNIDADE /SP
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
ESTUDOS DISCIPLINARES III
TRABALHO EM GRUPO
Curso: Serviço Social
Semestre: 2º
UNIDADE
2016
ESTUDOS DISCIPLINARES III
TRABALHO EM GRUPO
Trabalho de Estudos Disciplinares III atendendo a exigência curricular para aprovação do 2º semestre do Curso Superior em Serviço Social da Universidade Paulista – UNIP
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................5
2. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ?..........6
3. REFERÊNCIAS....................................................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho realizado em atendimento à disciplina Estudos Disciplinares III tem como viés discorrer sobre o seguinte questionamento: Quais são os objetivos do trabalho do assistente social ?
A partir dos slides disponibilizados na Unidade I e II e pesquisa no Código de Ética do/a Assistente Social é realizado o texto sobre os objetivos da profissão.
2. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ?
Os objetivos do trabalho do assistente social são o de resguardar, manter e ampliar os direitos de seus assistidos, em todos os seus diferentes aspectos com a finalidade de construir uma comunidade e sociedade mais justa, menos desigual, democrática e participativa onde não haja nenhum tipo de exclusão.
O(A) Assistente Social tem como princípio a sua dedicação ao outro, sendo este outro, um desabrigado, um menor desamparado, um idoso sem assistência, o trabalhador ou qualquer um que por falta de informação ou conhecimento não consiga usufruir os direitos sociais que estão na nossa Magna Carta.
Através do(a) Assistente Social é que vimos uma revolução na diminuição da marginalidade, o qual ocorre através do sistema capitalista excludente, com a possibilidade de um novo recomeço; ou do encaminhamento de menores de rua aos abrigos, muitos destes em situação de rua devido ao uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas pelos seus pais ou abuso sexual ou psicológico; ou através de assistências aos juízes em processos de adoção, reconhecimento de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, ou seja, o profissional da assistência social possui um papel muito significativo na conquista de vários direitos sociais às pessoas que devido condição e/ou situação de risco social não é capaz de realizar sem auxílio de outrem, a tudo isso chamamos de inclusão.
...