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EMILE DURKHEIM

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Por:   •  24/3/2015  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

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EMILE DURKHEIM E O FUNCIONALISMO

1. BIOGRAFIA DE EMILE DURKHEIM

1858 – Nasce Durkheim em Epinol, Loraine na fronteira Nordeste da França. Família de ascendência judaica

1879 – Durkheim entra na Escola Normale superiun

1882 – Curso de Docência em filosofia, nomeado professor

1885 – Solicita licença para estudar C. Sociais em Paris e depois na Alemanha com Wirnat.

1887 – Nomeado Professor em Pedagogia, Ciência Social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordenox – França, onde faz 03 importantes publicações – Estudo recente de ciência social; A ciência positiva da moral na Alemanha; A filosofia nas universidades Alemãs.

1893 – Defende tese de Doutorado – Divisão do Trabalho Social

1895 – Publica - As Regras do Método Sociológico

1896 – Funde o jornal Année - jornal orientador do pensamento e da pesquisa sociológica na França.

1897 – Publica -Le Sincide (O Suicídio)

1902 – Publica - As formas elementares da vida religiosa

1913 – Assume a Cátedra na Sorbone

1916 – Com a morte do filho único André – Sérvia (1915), estado de saúde complica tem um ataque e falece precocemente aos 59 anos.

2. A ESPECIFICIDADE DO OBJETO SOCIOLÓGICO – FATOS SOCIAIS

 A sociologia pode ser definida segundo Durkheim, como a ciência das instituições, da sua gênese e de seu funcionamento, ou seja, de toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade;

 Na fase positivista considera que, para tornar uma ciência autônoma, a Sociologia precisa delimitar seu objeto próprio- os fatos sociais;

 Tais fenômenos compreende toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer no indivíduo uma coerção exterior;

 O Fato Social, é algo dotado de vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma autoridade que os leva a agir, e pensar e a sentir de determinada maneira;

 Para Durkheim a sociedade não é o resultado de um somatório de indivíduos que a compõem ou de uma mera justaposição de suas consciências;

 Ações e comportamentos associados, combinados e fundidos , fazem nascer algo novo e exterior aquelas consciências e às suas manifestações; a sociedade mais que uma soma é uma síntese;

 O grupo social, portanto, possui uma mentalidade que não é idêntica à dos indivíduos, e os estados de consciência coletiva são distintos dos estados de consciência individual;

 Assim, um pensamento encontrado em todas as consciências particulares, ou um movimento que todas repetem não são por isso fatos sociais, mas suas encarnações individuais;

 Os fenômenos que constituem a sociedade tem sua origem na coletividade e não em cada um de seus participantes.

3. O QUE SÃO FATOS SOCIAIS

 Os fatos sociais são espontâneos, são as maneiras de agir, são formas de sentir, jeitos de pensar,

 Tanto as maneiras de ser quanto as de agir são igualmente imperativas, coagem os membros das sociedades a adotar determinadas condutas e formas de sentir;

 Por encontrar-se fora dos indivíduos e possuir ascendência sobre eles, consistem em uma realidade objetiva, são fatos sociais;

 As representações coletivas são uma das expressões do fato social, elas compreendem os modos ‘como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia, elas se produzem através de “Uma imensa cooperação que se estende não apenas no espaço, mas no tempo também, para constituí-las espíritos diversos associaram-se, misturaram e combinaram suas idéias e sentimentos, longas séries de geração acumulam, nelas sua experiência e sabedoria. Uma intelectualidade muito particular infinitamente mais rica e mais complexa do que a do indivíduo, está ai concentrada” Durkheim apud Quintaneiro, 2002, p. 64;

 Por serem mais estáveis do que as representações individuais, os fatos sociais, origina e traduz o conceito de comunidade, de grupo ou de uma nação, e de outro componente que são so valores da sociedade.

3.1 CARACTERÍSTICAS DOS FATOS SOCIAIS

 Os fatos sociais são coercitivos e externos ao indivíduo e possuem generalidades, pois considera que o comportamento da sociedade está na maioria das pessoas do grupo;

 Esses comportamentos são absorvidos ou apreendidos de maneira informal, através de conversas, simples diálogos, lendas, histórias contadas ou de uma maneira formal ensinado através de comportamentos padrões através de instituições;

 Para Durkheim os fatos sociais são coercitivos e externos aos indivíduos e exerce sobre todos uma autoridade específica, pois, quem se aventura a não atender a uma convenção mundana, a resistir a uma lei, a viciar uma regra moral...ele tropeçara com os demais membros da sociedade, que tentarão impedi-lo, convence-lo, ou restringir sua ação, usarão punições, censura e sanções, incluindo a violência;

 Quando optamos pela não submissão “... as forças morais contra as quais nos insurgimos reagem contra nós e é difícil, em virtude de sua superioridade, uma vez que estamos mergulhados em uma atmosfera de sentimentos coletivos que não podemos modificar a vontade” Durkheim apud Quintaneiro, 2002, p.65;

 A ação transformadora é tanto mais difícil quanto maior o peso ou a centralidade da regra, a crença ou a prática social que se quer modificar possuam para a coesão social. (QUINTANEIRO, 2002, p. 65);

4. O MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA

 Durkheim estabelece que as regras que os sociólogos devem seguir na observação são os fatos sociais, e a primeira e a mais fundamental é considerá-las como coisas, ou seja, afastar sistematicamente as prenoções, e definir previamente os fenômenos tratados a partir de características exteriores que lhes são comuns, e considera-los independente de suas manifestações individuais, da maneira mais objetiva possível;

5. A

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