ENTENDENDO DIFÍCILES E PROBLEMAS DE FORMAÇÃO
Projeto de pesquisa: ENTENDENDO DIFÍCILES E PROBLEMAS DE FORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carval • 1/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
DIFICULDADES E PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM – 50h
UNIDADE 1
COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Questões obrigatórias para o dossiê
1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizado é uma dificuldade que não aprece isoladamente como um único transtorno e sim um conjunto de distúrbios neurológicos, inteligência abaixo da média, dificuldades em entender e aprender atividades comuns do dia a dia, coordenação motora, podem também afetar a capacidade do cérebro dificultando o armazenamento de informações que normalmente nos ocorre.
2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.
Através das observações do dia dia da criança, o seu desenvolvimento, seu aprendizado, Observar como a criança desenvolve a linguagem, coordenação motora e habilidades sociais. É importante a observações por pais, professores,caso houver suspeita de Dificuldades de aprendizagem e procurar um médico que dê um diagnóstico preciso sobre a situação da criança.
3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?
O ambiente familiar, má alimentação, sono irregular, falta de higiene, estresse emocional,
crianças que passam por problemas com os pais, como divórcio, falta de dinheiro.
4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?
Toda ajuda possível, uma criança que recebe carinho, atenção, aceitação pela escola e pelos membros que frequentam a mesma, desenvolverá melhor o seu potencial quanto aluno.
5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.
TDAH: Um transtorno neuro comportamental, A criança que possui TDAH, geralmente é inteligente, mas não conseguem se der por inteiro no que se propõe a fazer por causa das suas dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade.
Comete erros por pura falta de atenção não por não ser capaz, por agir impulsivamente fala o quem a sua cabeça sem parar para pensar e raciocinar. Geralmente demonstra ser impaciente, com grau mínimo de tolerância, alterando seu humor com facilidade, se não for diagnosticada e tratada pode causar-lhe problemas que vai dês da parte emocional até a profissional.
Dificuldade de percepção visual: Não vem a ser um problema de visão, mas como cérebro processa as informações, são crianças com dificuldades de interpretar, entender ou recordar imagens que já foram vistas, como letras, números, mapas e diagramas.
Deficiência de processamento de linguagem: A criança que possui essa deficiência demonstra algumas características como: atraso ao aprender falar com dificuldades para citar nomes de objetos e pessoas de linguagem vaga e vocabulário pequeno, utiliza de gestos em vez da fala, não fala coisas com coerência quando lhe fazem perguntas, possui dificuldades em identificar sons, tem dificuldades em aprender a ler e escrever, dificuldades de raciocínio lógico, dificuldades de classificação entre outras.
Deficiência motora fina: É a facilidade que o indivíduo tem em manusear certas coisas como: recortar, costurar, escrever. Se não consegue fazer essas coisas básicas então pode possuir essa deficiência, que não atinge a parte intelectual, porem atinge a capacidade de comunicar-se através da escrita.
6. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?
Falta de concentração, quadros neurológicos, problemas com a escola, quadros psicológicos e/ou psiquiátricos: TDAH, questões emocionais.
UNIDADE 2
DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Cite e explique os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita.
Esquema corporal: conhecimento do próprio corpo, formação do eu, conceito de em cima, baixo, perto, longe.
Lateralidade: definição que diz respeito a, mãos pés, olhos e ouvidos.
Orientação espacial e temporal: é a relação do corpo com o meio, a criança precisa saber orientar a sua escrita no papel, ter percepção de tempo vivido, de ontem, hoje, amanhã, meses, anos e horas.
Coordenação viso motora: interação entre o movimento e a visão, saber onde inicia os traçados das letras.
Análise de síntese visual e auditiva: Saber visualizar o todo, dividir em partes e voltar ajuntá-los novamente.
Habilidade visual: saber diferenciar detalhes de objetos, e aos poucos ter contatos com símbolos gráficos.
Habilidades auditivas: Estimulação de letras e sons iguais.
Memória sinestésica: Capacidade de reter movimentos a situações gráficas.
Ritmo: noção de duração dos sons ao seu tempo.
Linguagem oral: A pronuncia correta de todos os sons perfeitamente, para ter uma alfabetização eficaz.
2. Quais as causas dos distúrbios da aprendizagem da leitura e da escrita?
...