Economia Brasileira Contemporânea
Casos: Economia Brasileira Contemporânea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilhermel • 3/4/2014 • 665 Palavras (3 Páginas) • 1.488 Visualizações
1. Explique o II PND em termos de desenvolvimento, demonstrando a forma como foi financiado.
Solução: Baseado no crescimento do setor de bens de consumo duráveis com alta concentração de renda, a economia deveria passar a crescer com base no setor produtor de meios de produção – bens de capital e insumos básicos. Isso com o intuito de substituir a importações. Foi financiado por meio do processo de reciclagem dos petróleos.
2. Faça um breve comentário sobre a situação da economia brasileira e mundial no início da década de 80.
Solução: insolvência Polonesa e Argentina, moratória Mexicana (setembro negro); profunda recessão em 1981 e 1983 e baixo crescimento em1982; Aceleração da inflação em1982, estabilizada em100% nos anos de 1981 e 1982; superávit da balança comercial em1980 e 1984.
3. Quais as principais medidas adotadas pelo ministro Delfim Neto a partir de agosto de 1979?
Solução:
a) Controle da taxa de juros;
b) Expansão do crédito para agricultura;
c) Criação da Sest (Secretaria Especial das Empresas Estatais);
d) Eliminação de alguns incentivos fiscais às exportações, do depósito prévio sobre as importações, e a revogação da Lei do Similar Nacional;
e) Estímulo à captação externa;
f) Maxidesvalorização de 30% do cruzeiro em dezembro de 1979;
g) Prefixação da correção monetária e cambial;
h) Semestralidade dos reajustes diferenciados por faixas de salários.
4. Quais foram os resultados obtidos pela heterodoxia delfiniana?
Solução:
a) Aceleração inflacionaria;
b) Acentuação do processo especulativo devido a maxidesvalorização cambial e a prefixação que provocou perdas nos ativos financeiros.
5. Diferencie economia ortodoxa de economia heterodoxa.
Solução: Os Ortodoxos em relação à política econômica, defendem a não intervenção do Estado na economia. Acreditam que para uma nação crescer de forma sustentada é necessário controlar a inflação, por meio de políticas fiscais e monetárias contracionistas, onde o governo deve reduzir os gastos para conter a demanda global. Lembrando que a política fiscal engloba as receitas (impostos e tributos) e os gastos estatais, ao passo que a política monetária trata de controlar a quantidade de moeda em circulação e a inflação, de um modo geral.
A Doutrina Heterodoxa que está em constante desacordo com a ortodoxia. Engloba-se a esta teoria, principalmente, os keynesianos e pós-keynesianos. Os heterodoxos destacam o papel do Estado, como agente regulador e capaz de promover o crescimento econômico. A ideia principal desta teoria é que, o sistema não tende de forma automática ao pleno emprego dos recursos, isto é, o pleno emprego é uma possibilidade.
6. “Os superávits da balança comercial
...