Economia, Valor
Por: Diogo Fonseca • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Diogo Fonseca Nº10139
Economia, Valor notícia e assessorias de imprensa
A preocupação do teóricos e dos jornalistas em tentar entender o porquê natural das noticias serem o que são realmente
O jornalismo contemporâneo ,, precisa de boas fontes , sendo que uma das melhores é a assessoria de imprensa, havendo ainda uma certa desconfiança pela mesmo .
Um outro aspecto é a adoção das tecnologias, onde veio aumentar o trabalho de jornalista, isto permitiu o controlo de produtividade aumentasse. Passa a ser repórter, redator e copy-desk., sendo que tem ajudado muito os jornalistas, pois retira de certo modo a carga que os jornais tem colocado aos jornalistas.
No campo econômico é importante que as empresas e os profissionais saibam com os media funcional, a influencia que exercem sobre os mesmos e os mecanismos que usam ara transformar um acontecimento em noticia.
Temos que passar por 3 níveis: Teoria do Agendamento, o uso do Newsmaking, e por último o uso do enquadramento.
As teorias foram evoluindo.
A teoria do espelho afirmava que a noticia era o reflexo da realidade., que originou uma teoria hipodérmica que via os media exercerem uma influencia enorme sobre o seu publico.
O que teve mais sucesso foi a teoria do agendamento que envolveu a eleição do presidente dos EUA. Os media detinham uma enorme influência na agenda pública. Procura explicar a influencia das noticias, procurando assim entender não só como elas são influentes, mas também como sã constituídas , apropriadas e as características delas. As noticias dizem-nos também como pensar sobre o que pensar
Molotch e lester identificam três categorias de pessoas perante e organização do trabalho jornalístico: Promotores (indivíduos que identifica uma ocorrência como especial, sendo os exemplos prático os assessores de imprensa) , construtores (são os News assemblers que transforam um conjunto de ocorrências em acontecimentos públicos ou noticias e consumidores de noticias( são os News consummers, que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pela Comunicação Social.
O News promotores transformam as ocorrências e os pseudo-acontecimento em noticia e é isso a área de acção para das assessorias de imprensa. São estes os responsáveis pela promoção de uma ocorrência transformando em acontecimento e a partir dele em notícia.
Somos criativos com intuito de notícia
A Teoria do Enquadramento dos media é realizado pelos New Assemblers,, deve ser considerado tanto na questão de apresentação como no consumo das notícias.
O enquadramento da notícia serve de acordo com Scheufele, com uma rotina de trabalho para os jornalistas permitindo assim de uma forma rápida, a identificação, classificação e a organização da informação para um uso eficiente do leitor.
O jornalista constroem os seus enquadramentos para estruturar e conseguirem que a informação que recebem tinha sentido para o leitor.
Scheufele desenvolve todo um trabalho conceptural partindo da ideia original do enquadramento e construindo um arcabouço operacional para a teoria.
A combinação de New Assemblers, New Promotores e New Consummers e a questão do enquadramento que vai determinar como a noticia será apresentada são o que os media constroem numa agenda partindo de uma determinada construção da realidade.
...