TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação no século XXI

Pesquisas Acadêmicas: Educação no século XXI. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Não há entendimento consensual sobre o sentido de filosofia, analisaremos a filosofia da Educação, refletindo no sentido de mediação e de construção de conhecimento da capacidade do homem de deduzir valores.

A filosofia esta ligada a concepção de homem, de mundo, de vida.

A educação esta ligada ao reflexo da filosofia em nossa vida.

Abordaremos a reflexão filosófica mostrando uma visão da realidade humana no âmbito da educação.

Objetivos e ideais nos levam a uma reflexão sobre o desenvolvimento da educação.

Filosofia

“Só conseguimos criar ciência e filosofia e arte quando estamos dispostos as rever nossas convicções e as nossas metodologias”

(Desidério Murcho)

Para entendermos filosofia é preciso acessar o mundo de ideias, pois a filosofia não tem uma comprovação científica e concreta, apenas uma concepção de realidade.

Uma das intenções da filosofia é despertar a autonomia da consciência e o conhecimento de si próprio.

Há sempre uma busca para o sentido das coisas, se é real, verdadeiro e se tem lógica, desta forma nos deparamos com os problemas da filosofia, por não haver muitas vezes uma metodologia científica.

Não é possível discutir os problemas sem argumentar, vão deixando de existir preconceitos, agindo diante da realidade da vida.

Para tentar solucionar os problemas, filósofos com suas teses e conceitos defendem assim suas críticas.

Os obstáculos são grandes, pois temos uma cultura autoritária onde à sociedade sempre aceita o que é proposto.

Mas o objetivo da filosofia na educação, é que estudantes tenham opiniões com fundamentos e argumentos adequados, onde ideias sejam discutidas, refletidas levantando questões de debates, procurando uma resposta lógica para o próprio entendimento, uma compreensão melhor do mundo com mais clareza.

Que educadores venham entender que a filosofia é de grande importância, pois ensina o aluno a ter opinião sólida, faz pensar sistematicamente, criticamente, ajuda a refletir e discutir idéias fundamentadas para assim compreender melhor o mundo em que vivemos.

Educação no século XXI

A educação do século XXI nos mostra a evolução na área do conhecimento, e material usado por educadores com a introdução de novos equipamentos e uma nova didática.

Observamos educadores e instituições de ensino sendo preparados para receber essa evolução, esse processo se aplica a educação escolar de crianças e jovens de uma sociedade em que os pais têm condições financeiras de oferecer um estudo diferenciado para seus filhos, quando desde a pré-escola tem ensino com qualidade.

Este ensino se dá com escolas muito bem equipadas com aparelhos modernos, salas de aula com ambiente climatizado, estrutura física adequada, quadro de funcionários preparados e educadores treinados e com didática muito bem planejada e elaborada entre muitas outras coisas que poderíamos aqui relacionar.

Mas tudo isso não se aplica as crianças e jovens de poucos recursos financeiros, pois muitos começam a trabalhar com pouca idade para ajudar no orçamento familiar, outros precisam cuidar de irmãos menores para que os pais possam trabalhar.

Desta forma o seu ensino é prejudicado, ficam sem tempo disponível para se dedicarem aos estudos, o fracasso escolar toma conta quando se tornam repetentes e acabam desistindo por sentirem incapazes de aprender, é como se o ensino fosse restrito a uma elite.

As instalações escolares que são oferecidas parte delas não tem sequer salas de aula adequadas, não tem um mínimo de conforto e fica difícil entender que algumas delas recebão computadores sendo que não possuem sequer carteira para os alunos se acomodarem. O que dizer então da discriminação que passam por terem condições financeiras limitadas e se sente desanimados, grande parte desistem antes mesmo de concluírem o ensino básico.

Quando buscamos na história observamos que no passado os filhos se dedicavam ao oficio profissional do qual a família já possuía, que provavelmente tinham herdado dos antepassados deles, se a família trabalhava na agricultura os filhos também seriam agricultores, se os pais eram empresários os filhos também o seriam, era até de interesse político que fosse assim mesmo, porque pessoas sem instruções educativas não questionam o que lhes é imposto. Hoje no século XXI para muitos, isso não mudou, continua da mesma forma com a mesma linha de pensamento e oportunidade, é um ciclo que pais sem estudo e orientações os filhos provavelmente não terão conhecimento, ou até mesmo, pouco conhecimento.

Existe a oportunidade da mudança, mas ela se torna amarga quando se consegue concluir o ensino médio e vemos que algumas vagas oferecidas pelas redes de ensino superior publica são ocupadas por aqueles que tiveram condições de ter acompanhamento escolar privilegiado, ou seja, tiveram oportunidade de estudar em escola de ensino particular, raras são as vagas preenchidas por alunos de classe social inferior, alguns que conseguem são diante de muito sacrifício da família que às vezes abdica de estudar todos os filhos e conseguem apenas dar apoio a um deles, pois para estas famílias estudar um filho significa muito gasto e um a menos para contribuir na renda mensal da família.

Em nossa sociedade temos duas realidades diferentes num mesmo país, num mesmo estado e porque não relacionar na mesma cidade é como se estivéssemos diante de mundos e ideais diferentes quando na verdade, o objetivo é o mesmo de educar e ensinar com qualidade para que as oportunidades sejam iguais ou ao menos semelhantes.

Indústria Cultural

A Indústria Cultural vem ganhando espaço no meio social, e com esta chegada os produtos culturais estão passando por um processo de desuso, perdendo assim seus valores e encantos.

Com a educação no Brasil, infelizmente ocorre divisão entre as classes sociais, onde o ensino funciona de forma fragmentada. Com isso as camadas dominantes são mais beneficiadas por estarem inseridas no meio moderno.

Nas escolas a Indústria Cultural chega com a utilização de equipamentos, como o uso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com