TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emil Durkheim

Tese: Emil Durkheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Responda as questões abaixo:

1. De acordo com Émile Durkheim (1975) “É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitamos, muito gravemente, eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos, com os quais não encontrarão harmonia. (...) Há, pois, a cada momento, um tipo regulador de educação, do qual não podemos separar sem vivas resistências, e que restringem as veleidades dos dissidentes. (ibidem., p. 36-7).

a. Considerando a frase acima, qual a função da educação para o autor?

Para Durkheim o educador tem a função de conformar indivíduos na sociedade em que vivem, a ponto de, depois de algum tempo as regras transformarem-se em hábitos.

b. Por que para o autor a educação (formal e informal) é um elemento de integração dos indivíduos à sociedade?

A integração dos indivíduos na sociedade acontece através de elementos de coerção social, como a educação. Porque as regras, os costumes, as leis estão arraigados nas sociedades muito antes do nascimento das pessoas, por isso, a educação é uma ferramenta importantíssima para que as regras impostas por elas passem a tornarem-se hábitos. Introduzindo-as com naturalidade aos grupos sociais.

2. Como o texto base descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

É um fato social toda a maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais. Cumpre uma função e na maioria das vezes, invisível e intangível.

Os fatos sociais possuem três características básicas. A primeira delas é a “coerção social”, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a certo código de leis ou regras morais. Nessas circunstâncias, o ser humano experimenta a força da sociedade sobre si.

A segunda característica dos fatos sociais é que eles atuam e existem sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão conscientes sendo, assim, “exteriores aos indivíduos”. Ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a constituição familiar. Não nos é dada a possibilidade de opinar ou escolher, sendo assim independentes de nós, de nossos desejos e vontades. Por isso, os fatos sociais são ao mesmo tempo “coercitivos” e dotados de existência exterior às consciências individuais.

A terceira característica dos fatos sociais apontada por Durkheim é a “generalidade”. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com