TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim

Trabalho Escolar: Emile Durkheim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho apresentaremos um pouco sobre a biografia de Émile Durkheim, e também falaremos sobre suas observações aos acontecimentos de seu tempo e suas preocupações a sociologia, o qual teve seu amadurecimento através de seus estudos.Ele foi além do estudo superficial que tiveram os “sociólogos” passados e colocou as regras criando uma metodologia de estudo.

Este trabalho tem como objetivo mostrar as suas contribuições à sociedade e a importância de entender o individuo dentro de um grupo.

Émile Durkheim

Nasceu em Épinal – França em 1858 e faleceu em Paris – França no ano 1917. Foi judeu filho de família de Rabinos e optou não seguir a religião. Considerado um dos pais da sociologia moderna, pois se preocupou seriamente com o objeto e a metodologia de estudo sobre este objeto, desenvolvendo a sociologia em uma ciência.

Era um observador atento dos acontecimentos como Revolução Industrial, Revolução Francesa e das ideias, sobre esses mesmos acontecimentos, que vinham se formando por autores como Saint-Simon (1760- 1825) e Auguste Comte (1798- 1857), e que passariam a ocupar um lugar de destaque na história da Sociologia.

Sendo um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia, se preocupava em mostrar vias de saída para a crise, observando os fenômenos sociais como fatos sociaisem políticos, grupos religiosos e nações. Durkheim ajudou a dar os primeiros passos na sociologia estabelecendo ideias socialistas em várias obras. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, Regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa.

Suas contribuições para a sociologia foi uma boa delimitação ao objeto sociológico,que para Durkheim é o fato social, e ele definiu sendo: "É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais".Outra de suas contribuições é uma definição de metodologia de estudo, e ele dividiu em algumas idéias centrais que abrange toda a sua visão sociológica. São elas:Contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade; Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos; Os fatos sociais são uma realidade objetiva e o grupo (e a consciência do grupo) exerce pressão (coerção) sobre o indivíduo:

Sobre a observação dos fatos sociais, Durkheim requeria algumas regras:

A) Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS.

B) Ao estudar fatos sociais, o sociólogo deveria deixar de lado todo o sentimento e toda a noção em relação ao objeto.

C) Precisão nas coisas do que se trata o estudo a fim de que se saiba o que está em questão e o que deve ser explicado.

D) A sensação pode ser subjetiva. Por isto, deve se afastar todo o dado sensível que corra o risco de ser demasiado pessoal ao observador.

Resumidamente, fatos sociais é a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com