Ensaio em sociologia
Ensaio: Ensaio em sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: engenheiro.nw3 • 14/4/2014 • Ensaio • 584 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
Exercício 1:
A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)
A - As guerras púnicas que possibilitaram a expansão da democracia grega para o império romano.
B - A revolução gloriosa e a independência dos EUA, pela defesa de princípios democráticos.
C - A revolução russa, pela difusão das ideias socialistas.
D - As lutas das colonias latino-americanas pela independência, por denunciar o colonialismo.
E - A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuirem para a consolidação do capitalismo.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E - A Revolução Industrial foi a mais radical transformação já registrada na vida humana. Iniciado na Inglaterra na metade do século XVIII, este processo de mudança do processo produtivo teve desdobramentos não só econômicos, mas culturais, políticos e principalmente sociais.
Exercício 2:
O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?
A - a burguesia comercial
B - a aristocracia rural
C - o campesinato
D - a classe operária
E - o operariado urbano
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A - O Renascimento do século XII consistiu num conjunto de transformações culturais, políticas, sociais, e económicas ocorridas nos povos da Europa ocidental. Nessa época ocorreram eventos de grande repercussão: a renovação da vida urbana, após um longo período de vida rural, girando em torno dos castelos e mosteiros; o movimento das Cruzadas, a restauração do comércio, a emergência de um novo grupo social (os burgueses) e, sobretudo, o renascimento cultural com um forte matiz científico-filosófico, que preparou o caminho para o renascimento italiano, eminentemente literário e artístico.
Exercício 3:
Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
A - uma análise clara das bases materiais em que se assenta o poder pólítico da época;
B
...