Escrituração Contábil - 1 Semestre
Casos: Escrituração Contábil - 1 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElaineMorassutti • 8/10/2013 • 4.493 Palavras (18 Páginas) • 491 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 4
2.1.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL............................................4
2.2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 5
2.2.1 BALANAÇO PATRIMONIAL 5
2.2.2 DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE.............................6
2.3 A MISSÃO DA EMPRESA......................................................................................7
2.3.1 A VISÃO DA EMPRESA......................................................................................7
2.4 PROCESSO ADMINISTRATIVO............................................................................7
2.4.1 PLANEJAR .........................................................................................................8
2.4.2 ORGANIZAR.......................................................................................................8
2.4.3 DIRIGIR...............................................................................................................9
2.4.4 CONTROLAR......................................................................................................9
2.5 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES.....................................................................10
2.5.1 AMBIENTE TAREFA OU MICRO AMBINTE.....................................................10
2.5.1.1 AMBIENTE DE TAREFA ESTÁVEL...............................................................11
2.5.1.2 AMBIENTE DE TAREFA MUTÁVEL E INSTÁVEL........................................12
2.5.2 AMBIENTE GERAL OU MACRO AMBIENTE...................................................12
2.6 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE.......................................................................................................13
2.6.1 DA NORMA E SEU OBJETIVO.........................................................................13
2.6.2 DA PERSERVAÇÃO DO SIGILO......................................................................15
2.6.3 DA APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.....................................................16
2.7 AS PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS...............................................................................................................18
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra que a contabilidade está presente em outras áreas, a qual o acadêmico iniciante no curso de Ciências Contábeis, geralmente não tem noção que vai ter que estudar estes conteúdos, achando que não são importantes, mas eles nos mostram que para ter conhecimento completo sobre a contabilidade é preciso entender melhor estas matérias.
A importância da contabilidade consiste em organizar as contas da empresa, pois senão fosse ela não teria como medir o que a empresa necessita e como esta à situação financeira da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade surgiu conforme a necessidade do homem, e foi evoluindo com a humanidade. No Brasil teve influência tanto da escola patrimonialista quanto da norte-americana. O professor Francisco D’Áuria estuda a contabilidade com prioridade no patrimônio das entidades, ele fez parte da escola patrimonialista.
“Contabilidade é a ciência que estuda e prática as funções de orientação, controle e registro relativos aos fatos da administração econômica”. (D’Áuria).
Já para Padoveze:
“A contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”. (PADOVEZE, 2000,p 49).
A contabilidade tem como objeto o patrimônio das entidades, tendo como objetivo a análise do conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração.
2.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Assim, é importante definir que a escrituração contábil representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas, ela é realizada no Livro Diário e Livro Razão. A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior.
2.1.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, que vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A gestão de entidades é um processo complexo e amplo que necessita de uma adequada estrutura de informações, e a contabilidade é a principal. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental.
A contabilidade gerencial não “inventa” dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.
2.2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As demonstrações contábeis são conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações, e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação de contas anual é composta pelo relatório da administração, as demonstrações contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o parecer dos auditores independentes (caso houver) e o parecer do conselho fiscal (caso existir).
2.2.1 BALANÇO
...