Estabilidade em crianças com deficiência visual
Seminário: Estabilidade em crianças com deficiência visual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anasampa • 27/4/2014 • Seminário • 496 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
EDNA M. MARTURANO Resilência em crianças com problemas de aprendizagem. In: DOXA Revista Paulista de Psicologia e Educação 2000 Ano VIII – V8 N° 1 Departamento de Psicologia da Educação. F.C.L Araraquara Curso de Pedagogia – Unesp.
O conceito de Resiliência é definido como uma capacidade incomum ou acentuada para se recuperar de trauma ou enfrentar com sucesso estresses significativos, de origem tanto interna como externa. Ela pode ser entendida, em outras palavras, como desenvolvimento de competência apesar da adversidade severa ou invasiva. Durante anos, os pesquisadores em saúde mental fizeram estudo da desadaptação e da incompetência e foram feitas tentativas para identificar padrões de funcionamento na meninice que poderiam pressagiar o futuro desenvolvimento de distúrbios mentais.
Rutter, citado por Mrazek e Haggerty (1994), descreveu essa preocupação como uma lamentável tendência para focalizar as mazelas da espécie humana e tudo aquilo que pode dar errado. Porque nem todos que estão expostos a fatores de risco desenvolvem um distúrbio mental, e a importância dos mecanismos de proteção está sendo mais e mais reconhecida. Assim em lugar de tentar, através de pesquisa, aumentar a precisão com que se podem prever resultados desfavoráveis a partir de uma condição de risco, tem sido enfatizado o estudo de processos que poderiam proteger indivíduos em risco contra os efeitos negativos dessa condição.
Dado o papel preponderante de experiência escolar na determinação de diferentes trajetórias de desenvolvimento a partir da meninice, a experiência persistente de insucesso acadêmico nessa etapa do ciclo da vida pode engendra mecanismos de vulnerabilidade para características pessoais protetoras, como sociabilidade, e mecanismos de proteção no ambiente familiar, como um clima emocional positivo, podem estabelecer mecanismos favoráveis, de resiliência, propiciando trajetórias de desenvolvimento favoráveis, mesmo quando a adversidade escolar se soma a outros estressores ambientais.
Resiliência refere-se também a uma classe de fenômeno caracterizado por bons resultados apesar de sérias ameaças à adaptação ou ao desenvolvimento. Dentro do referencial da psicopatologia do desenvolvimento, resiliência é concebida em termos de um processo transacional no interior de uma estrutura sistêmica orgânica.
O perfil de vulnerabilidade em crianças com dificuldade escolar precoce é compatível com uma visão ecológica do desenvolvimento o que temos diante de nós, no momento em que a família busca ajuda de um profissional pra resolver as dificuldades escolares de seus filhos, não é uma criança com problemas, mas sim um sistema disfuncional, onde se entrelaçam circunstâncias adversas nos contextos pessoais familiares e escolares.
Com base nos estudos realizados as famílias podem contribuir para o progresso escolar das crianças, através da criação de um clima de suporte ao desenvolvimento em que as crianças desenvolvam auto-confiança e auto-imagem positiva, tendo expectativa positiva sobre suas relações com professores e outros adultos experiência de sucesso em tarefas difíceis
Como generalização para o contexto da sala de aula, veio acrescentar os recursos que faltava, e que Lucas soube aproveitar no limite de suas possibilidades, simplificando notavelmente o conceito de resiliência como a capacidade
...