Estrada para a sustentabilidade
Resenha: Estrada para a sustentabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiSthefan • 20/11/2014 • Resenha • 427 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
O Caminho da Sustentabilidade
Este conceito é feito através da continua troca de experiências com instituições e comunidades representativas das diversidades setorial e cultural de nossos pais, que estão em diferentes fases do processo de construção de suas agendas 21.
Para a concretização da agenda 21 é necessária às ações dos grupos e indivíduos, através disso é possível monitorar a agenda 21 local, com a atuação ativa e critica, desde, que sejam exercidas corretamente as leis de formas transparentes deixando as informações disponíveis para análise, cobrando as implementações das ações identificadas pela agenda local e na realização de campanhas de conscientização.
Uma gestão sustentável dos recursos naturais requer, como condição indispensável a sua implementação, posturas mais abrangentes dos governos e da sociedade, como apoio a elaboração de zoneamento ambiental, implantação de corredores ecológicos, recuperação, revitalização e conservação de bacias hidrográficas e seus recursos vivos como principal pontos básicos para implementação de estratégias de sustentabilidade.
A agricultura sustentável Indica o desejo social de práticas que, simultaneamente, conservem os recursos naturais e forneçam produtos mais saudáveis, sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar. Resulta de emergentes pressões sociais por uma agricultura que não prejudique o meio ambiente e a saúde.
Para que uma cidade seja considerada sustentável é necessário planejar o futuro para mudanças existentes hoje, evitando que sejam agredidos as reservas naturais e os patrimônios culturais, tem que ser feito um estudo para controlar os impactos territoriais dos grandes investimentos públicos e privados que são destinados ao desenvolvimento econômico, em especial, e os seus efeitos de degradação dos recursos ambientais.
Infraestrutura e Integração regional foram definidos em cinco agendas,sendo quatro com características multissetorias e uma setorial, tais como a Gestão do Estado e parcerias com outros agentes econômicos e atores sociais, o uso sustentável dos recursos naturais, a informação e conhecimento de novas tecnologias e mudanças continua de processos produtivos, a integração nacional e regional para o processo de desenvolvimento econômico e as estratégias setoriais como modernizar o marco regulatório do setor e estimular planos indicativos de transportes que tenham como principio a integração nacional e a conservação ambiental.
Redução das desigualdades sociais é a essência do conceito de desenvolvimento sustentável,combinado ao mesmo tempo com o pragmatismo e utopia, é centrada nas áreas de educação, saúde e trabalho.
Ciências e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável é o planejamento de políticas de gestão ambiental, nos propósitos do manejo integrado dos recursos naturais, tecnológicos e culturais de uma sociedade, conduz a necessidade de compreensão das inter-relações dos processos históricos, econômicos, políticos, culturais e dos caminhos do desenvolvimento.
...