Estrutura Do Balanço Patrimonial E Da Demonstração De Resultados Do Exercício - DRE
Trabalho Universitário: Estrutura Do Balanço Patrimonial E Da Demonstração De Resultados Do Exercício - DRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mlemos32 • 11/12/2014 • 503 Palavras (3 Páginas) • 1.681 Visualizações
O Balanço Patrimonial e a Demonstração Resultado do Exercício (DRE) fazem parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis e uma entidade, e são exigidas pela atual legislação societária brasileira. Os critérios para elaboração são definidos por órgãos específicos de cada país. No Brasil é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que expede as normas gerais da contabilidade a obrigatoriedade dos demonstrativos contábeis são: Balanço Patrimonial e DRE.
Os Demonstrativos Contábeis tem como finalidade prover informações de forma clara e objetiva, que será útil a todos os usuários. Ao final de cada período social, geralmente um ano, as empresas devem elaborar e publicar, com base na escrituração contábil, os demonstrativos.
Balanço Patrimonial é o principal demonstrativo contábil, é uma apresentação, sintética e ordenada, do saldo monetário de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa, em uma determinada data.
O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, e é composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. A estrutura básica do Balanço patrimonial é balanceada pela equação: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. Para facilitar a análise e sua interpretação o Balanço Patrimonial é organizado por um Plano de Contas. O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que ordena de forma objetiva o grupo de contas do Balanço Patrimonial e são divididas em ativo, passivo e patrimônio líquido.
O Ativo representa os bens e os direitos de uma empresa e também as demais aplicações de recursos que podem gerar benefícios econômicos presentes ou futuros.
O Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, são as dívidas que elas têm com terceiros.
São os recursos que os proprietários/sócios aplicaram nas empresas mais os resultados gerados pelo desenvolvimento das atividades.
As Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) evidencia o lucro ou prejuízo líquido do exercício, mostra em sequência lógica e ordenada, os fatores que influenciaram, aumentando ou diminuindo, o resultado do período. Na elaboração da DRE completa exigida por lei é necessário apresentar os grupos de receitas, despesas, lucros e impostos.
Receitas Correspondem a acréscimos no resultado e são reconhecidas e medidas em conformidade com os Princípios Fundamentais da Contabilidade, resultantes de diversos tipos de atividades que possam alterar o Patrimônio Líquido. Existem vários tipos de receitas e esses foram criados para discriminar de forma mais ordenada a sua empregabilidade. Dentre eles temos: receita bruta de vendas; receita líquida de vendas; receitas financeiras; receita operacional; e receita não-operacional.
Despesas representam os gastos utilizados com os bens ou serviços que não estão diretamente ligados à produção e geralmente são consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Exemplos: o salário e encargos do pessoal do setor administrativo e de vendas, energia elétrica do escritório, os alugueis e seguros do prédio da administração, depreciação e demais gastos com equipamentos do escritório, etc. Despesas Operacionais são os gastos necessários
...