Estrutura Social
Artigos Científicos: Estrutura Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosangela Machado de Oliveira • 1/6/2014 • 269 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
A luta dos povos e etnias oprimidas em determinadas sociedades marcou épocas e não há perspectivas de sua eliminação no atual sistema capitalista. Esta opressão sempre provocou reações, como lutas por um autogoverno ou pela autodeterminação dos povos. Nações e etnias oprimidas como os palestinos e os negros no Brasil, têm obviamente culturas próprias, elaborando, assim, suas próprias ideias.
A desigualdade de orientação sexual- A opressão contra gays e lésbicas se expressa sob todas as formas socioeconômicas, em todas as sociedades, através da obrigação de seus membros de aderir a heterossexualidade. Quem se opõe ao padrão de “normalidade” estabelecido, ou seja, a heterossexualidade sempre é punido ou considerado portador de uma doença, vítima de discriminação.
A condição de gay ou lésbica é atacada de forma sistemática pela sociedade. Só o fato de haver grupos sociais que colocam em discussão a heterossexualidade é visto por muitos como um atentado.
A discriminação não é obviamente operativa se gays e lésbicas mantiverem na clandestinidade a própria orientação sexual. É no momento em que se assumem publicamente que começa a guerra contra eles. A discriminação opera com tal violência, física e psicológica, que o indivíduo não tem coragem de reconhecer nele mesmo a própria essência de sua orientação sexual. Porém, se há oprimidos, existem também os opressores. Estes se encontram geralmente nos heterossexuais, eles encontram uma série de falsas vantagens de natureza quase exclusivamente psicológica para contribuir com a opressão.
Tornar os homossexuais alvo de chacota e mostrar, em público, o desprezo para com eles, assegura a própria identidade heterossexual para si mesmo e para os outros, mantendo assim a participação na “normalidade” sexual dominante.
...