Estudo Dirigido Bourdieu
Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dirigido Bourdieu. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: malva_anarosa • 19/11/2014 • 989 Palavras (4 Páginas) • 216 Visualizações
PUC – ICS – Serviço Social – 2º Período
Disciplina: Sociologia
Professora: Vera
Alunos: Christian Oliveira Souto, Fabiana Batista de Souza, Verônica Lorenzzinni Fiorini
Estudo dirigido
Conceituem de acordo:
Com o texto
Com suas palavras
1) Campus
Texto:
“O conceito de campo foi tomando corpo no intuito de nomear essa nova amplitude de perspectivas sobre a sucessão de experimentos históricos que estão na origem das feições da cultura erudita na moderna sociedade capitalista.
Em vez de mirar as mediações modeladoras da individualidade singular do artista, tal como Sartre procede em relação a Flaubert, Bourdieu dava mostras de estar mais interessado em explorar os fatores incidentes sobre as práticas de todo escritor, que derivavam da operação do sistema mais inclusivo de relações e de posições, designado como campo intelectual. Eis aí, numa expressão que logo se converteria na palavra-chave da sociologia dos sistemas simbólicos à la Bourdieu, o enunciado, prenhe de significações, capaz de nomear, na íntegra, o território de condições e práticas inerentes ao objeto sociológico por excelência de uma nova teoria do social.
O campo constituía, então, um ponto de vista do qual se podia captar posições produtoras de visões, obras e tomadas de posição, a que correspondiam classes de agentes providos de propriedades distintivas, portadores de um habitus, também socialmente constituído. O conceito basilar de "uma ciência rigorosa dos fatos intelectuais e artísticos" deveria permitir uma análise tríplice: primeiro, acerca da posição dos intelectuais e artistas na estrutura da classe dirigente; segundo, a respeito da concorrência interna entre as diversas categorias e grupos em torno da legitimidade cultural; terceiro, a construção do habitus como sistema de disposições socialmente constituídas de um grupo de agentes.” (Miceli, Sergio; Tempo Soc. Vol. 15 nº1, 2003,p.16)
Interpretação do grupo:
O campus segundo Bourdieu corresponde à divisão dos estudos em campos e, o campo de trabalho intelectual seria formado pela sucessão de experiências históricas originada da cultura erudita da economia capitalista onde as relações vividas são analisadas através da dialética sendo que os autores culturais se mantêm em posicionamentos distintos com relação a um contexto de classes e posição social. A produção é relacionada à sua posição de classe.
2) Habitus
Texto:
“Num rechaço explícito da abordagem sartriana, nucleada na tomada de consciência, por parte do sujeito criador, da verdade objetiva de sua condição de classe, Bourdieu refutava o trabalho da consciência e elegia o habitus como princípio unificador e gerador de todas as práticas. O artigo definia o habitus como "o produto da interiorização das estruturas objetivas", lugar geométrico de uma determinação, a qual plasma o futuro objetivo e as esperanças subjetivas, amarrando quaisquer práticas no âmbito de uma carreira ajustada às estruturas objetivas.” (Miceli, Sergio; Tempo Soc. Vol. 15 nº1, 2003,p.17)
Interpretação do grupo:
As obras não são individuais e sim coletivas.A forma de percepção ou reação à experiência vivida individualmente é também vivida pelo coletivo.
O futuro é objetivo, porém, a esperança e as maneiras de alcançá-lo eram de forma utópica ou sonhadora.
Se identificava com a forma literária de Flaubert. A cultura se dividia em aristocratismo intelectual e cultura popular.
3) Prática analítica
Texto:
“Na impossibilidade de fazer avançar o trabalho de interpretação sem antes garantir um mapeamento do conjunto de instâncias e de lugares sociais de onde se nutriam os projetos criativos de escritores e artistas, por exemplo, Bourdieu acabou logrando instituir uma espécie de imersão forçosa do analista no tumulto de experiências, aparentemente desencontradas, de cujas propriedades poder-se-ia compor um retrato conciso dos móveis internos de jogo e competição.
Nesse movimento de retorno descritivo e analítico sobre as engrenagens
...