Estudo da Sociedade
Resenha: Estudo da Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglaz • 30/8/2013 • Resenha • 227 Palavras (1 Páginas) • 342 Visualizações
O Estudo da Sociedade
No século XIX, dadas as grandes transformações sociais advindas, especialmente, a partir das revoluções Industrial e Francesa, alguns pioneiros da Sociologia e adeptos dos ideais da nova classe dominante estabelecida, a saber, a burguesia, direcionaram seus estudos para a preservação da nova ordem, reorganizar a sociedade e manter o controle social. Já os pensadores socialistas, alinhados com a classe operária, buscavam, por meio da Sociologia e de outras ciências humanas, a compreensão da sociedade estabelecida, a capitalista, e um entendimento mais aguçado sobre suas configurações com a finalidade de superá-la e, nesse sentido, conduzir a humanidade para uma sociedade mais justa, liberta da exploração do homem pelo homem.
Sobre o primeiro grupo, pode-se destacar o pensador francês Auguste Comte (1798-1857), o qual tinha o núcleo de sua filosofia fundamentado na idéia de que a sociedade só poderia ser reorganizada de forma conveniente se houvesse uma completa reforma intelectual do homem e para isso seria necessário, a princípio, “[...] fornecer o sistema de idéias científicas que presidiria a reorganização social.“ (COVEZZI; CASTRO, 2000, p. 25). Outra grande referência do primeiro grupo se trata do sociólogo, também francês, Émile Dürkheim (1858-1917), que considerava ter a Sociologia papel importante na reorganização da sociedade, pois a considerava uma ciência que tem como função entender e classificar os casos patológicos, criando, dessa forma, uma nova moral social.
...