Etica E Politica
Dissertações: Etica E Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcielbomdecama • 24/9/2014 • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
TRABALHO
DE
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Marciel Santos
Bruno Anderson Guimarães Cutrim
Daniel Cabral
Rafael Ribeiro
Nelson Marinho
Jackson da Silva Machado
Maxwell Mendes
Trabalho apresentado à disciplina
de Ética, Política e Sociedade, ministrada pelo
professor Msc. Antonio Carlos Lima Gomes
para obtenção de nota parcial.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------ PÁG. 3
2. A VITA ACTIVA E A CONDIÇÃO HUMANA-------------------------- PÁG.3
3. A EXPRESSÃO VITA ACTIVA-------------------------------------------- PÁG. 3
4. ETERNIDADE VERSUS IMORTALIDADE------------------------------- PÁG. 4
5. CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------- PÁG. 4
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ----------------------------------------- PÁG. 5
A CONDIÇÃO HUMANA
1. Introdução
O livro A condição Humana, de Hannah Arendt, como ela mesma coloca, é uma tentativa de reconsideração da condição humana, sugerindo, apenas, que se pense o que estamos fazendo. E a partir esta ideia, ela trabalha nas atividades da condição humana, que é de alcance de todos: o trabalho, a obra e a ação, que ela denomina de vita activa.
O trabalho é a atividade pertinente ao processo biológico do corpo humano, do qual a sua condição humana de trabalho é a própria vida; a obra, diz respeito a atividades de não naturalidade, é a produção do mundo “artificial” das coisas, onde sua condição humana é a mundanidade; e a ação é a atividade que se dá entre os homens e sua condição humana é a pluralidade.
As três atividades relacionam-se à condição mais geral da existência humana que é o nascimento e a morte, a natalidade e a mortalidade. Dessa forma o trabalho garante a vida da espécie; a obra, por meio do produto, permite a permanecia e a durabilidade do tempo humano; e a ação causa a condição de lembrança para a historia.
Não se trata de uma leitura cartesiana, pois a autora em cada capitulo retoma temas anteriores. Bem como não segue idéias lineares, visto que ela vai e volta aos temas históricos e filosóficos, desde a Grécia até a modernidade.
2. A Vita Activa e a Condição Humana
A definição de vita activa apresentada designa três actividades humanas fundamentais: labor, trabalho e acção. O labor é definido como a actividade ligada ao processo biológico do corpo humano; a condição humana do labor é a própria vida. O trabalho, por sua vez, é a actividade artificial da condição humana; a condição humana do trabalho é a mundanidade. A acção é a actividade que se exerce directamente entre os homens sem mediação da matéria; a condição humana da ação é a pluralidade.
A pluralidade é trabalhada pelo texto como a condição da acção humana que
deriva do facto de sermos humanos (semelhantes), contudo sem sermos iguais.
A autora trabalha a relação entre essas actividades humanas com a condição.
Humana da natalidade e da mortalidade. O labor, o trabalho e a acção têm relação com a natalidade na medida em que esta prepara o mundo para a chegada de outros. Por outro lado, aponta que a acção está mais ligada à condição da natalidade, aquela é actividade política por excelência o que leva a autora a concluir que a natalidade constitui a categoria central do pensamento político; enquanto a mortalidade constitui a categoria do pensamento metafísico.
Os homens são apresentados como seres condicionados na medida em que tudo aquilo que entra em contacto com o homem torna a condição da existência deste. Nesse sentido o impacto da realidade do mundo sobre a existência humana é sentido e recebido como força condicionante. Ao abordar essa característica, a autora distingue a natureza humana da condição humana. Por outro lado, apresenta que as condições da natureza humana – vida, natalidade, mortalidade, mundanidade, pluralidade e o planeta terra, não são condicionantes absolutas, razão pela que não são capazes de explicar “o que somos”.
3. A Expressão Vita Activa
A expressão recebe uma carga da tradição do pensamento político
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