TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo X Relativismo

Casos: Etnocentrismo X Relativismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 4

Etnocentrismo

Etnocentrismo nos dias de hoje tem o mesmo significado que preconceito, pois através dele uma determinada sociedade tenta impor sua cultura aos membros de uma sociedade com valores divergentes.

Para uma sociedade Etnocêntrica somente seus valores são corretos, é feito um julgamento das culturas “certas e erradas”. Podemos citar como exemplo as diferentes formas de alimentação. Em alguns países se comem insetos normalmente o que segundo a nossa cultura é bem “diferente”, pois não somos acostumados a tal culinária.

O etnocentrismo em alguns casos faz com que certa sociedade se ache superior a outra, diminuindo os indivíduos pertencentes a culturas diferentes. É normal a negação do Outro, porque o que é diferente, pode se tornar uma ameaça. Isso nem sempre tende a ser violento, mas inferioriza e oprime membros de outras culturas.

Ideologias Etnocêntricas:

1 - Na época dos descobrimentos exaltava-se a supremacia da cristandade e sua missão de dilatar “a fé e o império”

2 - Depois veio a Época das Luzes, o racionalismo triunfante, o cientificismo deslumbrado. O que agora desqualifica o Outro não é seu caráter de “incréu” e “gentio”, mas seu atraso em relação à civilização ocidental que se autoproclamou a suprema realização do espírito humano.

3 - Essa ideologia da “Supremacia espiritual do Ocidente” tinha um aliado mais prosaico: o racismo, que, embora formulado com pretensões científicas, não passava de uma tosca ideologia da supremacia da raça branca.

4 - Outra ideologia etnocentrista, que esteve muito em moda como falsa evidência pseudocientífica, foi o evolucionismo cultural. Constrói uma escala em que o europeu ou o wasp americano ocupam o lugar mais alto, como culminação do processo que percorrem os povos inferiores.

Relativismo

Ao contrário do Etnocentrismo o Relativismo Cultural tenta entender as outras culturas, sem que haja um modelo de melhor ou pior.Ele prega o respeito pela cultura do Outro e não tenta impor seus valores e sim aprender e quem sabe absorver outros valores.

O relativismo tenta entender sem interferir, ele estuda o porque daquela sociedade possuir aqueles costumes.

Os efeitos colaterais do relativismo em nossa sociedade foram benéficos como o anti-colinialismo, que gerou uma luta ideológica, o problema das etnias menores que passaram a lutar contra a opressão cultural, a luta pela libertação da mulher e contra o preconceito racial.

A cultura humana e o conhecimento de outras sociedades diferentes dissipou o preconceito dissipou o preconceito etnocêntrico e abriu caminho ao relativismo.

Consequências e efeitos do relativismo

1 - Respeito sincero pela cultura e sociedade dos outros povos.

2 - Um cuidado extremo com a objetividade. Cada traço cultural deve ser estudado no contexto da cultura a que pertence e não em referência à do observador.

3 - Recusa de interferir e de modificar costumes e tradições de um povo. Não tem sentido ensinar a um povo a “ser gente”.

• Anti colonialismo

• Lutas ideológicas

• O problema das minorias étnicas

• Movimentos contra discriminação

• Luta pela libertação da mulher

• Novo rumos das missões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com