Exercicios ADM PAG 29
Ensaio: Exercicios ADM PAG 29. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielagcb • 25/8/2013 • Ensaio • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo ADM
ADM
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias
Categoria: Ciências
Enviado por: DILEI250 11 setembro 2012
Palavras: 1410 | Páginas: 6
EXERCICIOS ADM PAG 29
1-Conceitue a Administração em função da ênfase em todas as umas das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.
R: A ênfase nas tarefas procurava simplificar e padronizar a execução da tarefa assim tornando o trabalho mais eficiente, por meio da fragmentação da tarefa permitindo a especialização do trabalhador; A ênfase na estrutura organizacional e a fase na qual a administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades; A ênfase nas pessoas é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas, e também procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas; A ênfase na tecnologia procura enfatizar a administração para lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível; A ênfase no ambiente surgiu com o aparecimento da Teoria da contingencia segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas, pelo contrario, as características estruturais da empresa dependem das características ambientais que a circundam, assim a ênfase no ambiente procura lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa.
2- Conceitue administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.
R: Administração e uma conjugação de inúmeras variáveis que convergem sempre para o alcance final do resultado, assim administração não é somente um processo linear de decisões e ações, ela constitui uma atividade de integração, conjugação, arranjo, foco e impulsionamento.
3- Explique as características da Administração Cientifica de Taylor.
R: Tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executa as tarefas para impor lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado, também subdividia as atividades mais complexas em atividades mais simples, o tempo padrão passou a ser uma das formas de controle do desempenho do operário.
4- Explique as características da teoria clássica de Fayol.
R: Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicas: Funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções contábeis, funções administrativas e funções de segurança.
5- Explique as características do modelo burocrático de Weber.
R: características=> formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica e meritocracia. Disfunções=> são anomalias e imperfeições no funcionamento da burocracia. Cada disfunção é o resultado de algum desvio ou exagero em cada uma das características do modelo burocrático explicado por Weber. Cada disfunção é uma consequência não prevista pelo modelo weberiano.
6-Explique as disfunções da burocracia.
R. Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Todavia, ao estudar as consequências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, notou também as consequências imprevistas (ou indesejadas) e que a levam à ineficiência e às imperfeições. A estas consequências imprevistas, deu-se o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto. As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a chamada organização informal que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupa com a variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas) que necessariamente introduz variações no desempenho das atividades organizacionais. Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional é que surgem as consequências imprevistas da burocracia.
7- Explique a Teoria Estruturalista.
R: A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.
8- Explique Teoria Comportamental.
R. A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração
...