Fichamento Do Livro Manifesto Comunista
Casos: Fichamento Do Livro Manifesto Comunista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Urzedo • 20/10/2013 • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 2.509 Visualizações
Burgueses e Proletários
Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escola graduada de condições sociais.
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não suplantou os velhos antagonismo de classes. Ela colocou no lugar novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta. As duas grandes classes a burguesia e o proletariado.
A descoberta da America, a circunavegação da África ofereceram á burguesia em assenso um novo campo de ação. Os mercadores da Índia e da China, a colonização da America, o comércio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, nas mercadorias imprimiram um impulso ao comércio, a indústria e a navegação.
A grande indústria criou o mercado mundial preparada pela descoberta da America: o mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra reagindo para a extensão da indústria e para cada etapa da evolução percorrida, pela burguesia era acompanhada de um progresso político correspondente.
A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Do medico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio fez seus servidores assalariados, a burguesia rasgou o véu de sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações monetárias.
Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras. A burguesia suprime cada vez mais dispersão dos meios de produção, de propriedade e da população. Aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos, a conseqüência dessas transformações foi a centralização política.
As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo, voltam-se hoje contra a própria burguesia. Do mesmo modo que outrora uma parte da nobreza passou-se para a burguesia, em nossos dias, uma parte da burguesia passa-se para o proletariado, especialmente a parte dos ideólogos burgueses. O proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionaria; nas condições de existência do proletariado já então destruídas as da velhas sociedade.
Todos os movimentos históricos tem sido, até hoje, movimento de minorias ou em proveito de minorias. Sendo a condição essencial da existência da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital a condição de existência do capital é o trabalho assalariado.
Proletários e Comunistas
Que os comunistas só se distinguem dos outros partidos operários em dois pontos:
Nas diversas lutas nacionais dos proletários, destacam e fazem prevalecer os interesses comuns do proletariado, independente da nacionalidade;
Nas diferentes fases por que passa a luta entre proletários e burgueses, representam, sempre e em toda parte, os interesses do movimento em seu conjunto.
O objetivo imediato do comunista é o mesmo que o de todos os demais partidos proletariados: constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado.
Na sociedade burguesa, o trabalho vivo e sempre um meio de aumentar o trabalho acumulado. Na sociedade comunista, o trabalho acumulado a sempre um meio de ampliar, enriquecer e melhorar cada vez mais a existência dos trabalhadores. Sendo que na sociedade burguesa, o passado domina o presente; na sociedade comunista é o presente que domina o passado.
O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação. Os comunistas não inventaram essa intromissão da sociedade na educação, apenas mudam seu caráter e arrancam a educação à influencia da classe dominante.
O casamento burguês é, na realidade, a comunidade das mulheres casadas. No máximo poderiam acusar os comunistas de querer substituir uma comunidade de mulheres, hipócrita e dissimulada, por outra que seria franca e oficial. Além disso, os comunistas são acusados de querer abolir a pátria e a nacionalidade.
Quando o antagonismo de classe, no interior das nações, tiverem desaparecido, desaparecerá a hostilidade entre as próprias nações. “Sem duvida as idéias religiosas, morais, filosóficas, políticas, jurídicas, etc. modificaram-se no curso do desenvolvimento histórico, mas a religião, a moral, a filosofia, a política, o direito mantiveram-se sempre através dessas transformações.
A revolução comunista é a ruptura mais radical com as relações tradicionais de propriedade; nada de estranho, portanto, que no curso de seu desenvolvimento, rompa do modo radical, com as idéias tradicionais.
O proletariado utilizará sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo capital, organizando em classe dominante, aumentando as forças produtivas.
Todavia, nos países mais adiantados, as seguintes medidas poderão geralmente ser postas em prática:
Expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra em proveito do estado.
Imposto fortemente progressivo.
Abolição do direito de herança.
Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos.
Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo.
Centralização, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte.
Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoramentos das terras cultivadas, segundo um plano geral.
Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais particularmente para a agricultura.
Combinação do trabalho agrícola e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo.
Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas, tal como é praticado hoje. Combinação da educação com a produção material,
...