Fichamento Revolução Dos Bichos
Trabalho Escolar: Fichamento Revolução Dos Bichos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camille.tuane • 26/6/2014 • 803 Palavras (4 Páginas) • 5.778 Visualizações
1. Indicação bibliográfica:
ORWELL, George. Revolução dos Bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
2. Resumo
A história fictícia “Revolução dos Bichos” ocorre na Granja Solar, fazenda de Jones, um homem com sérios problemas de alcoolismo e que não tratava bem os animais que ali viviam.
O porco Major, que lhes apresenta a ideologia do governo de muitos para beneficio de muitos denominado Animalismo.
Major morre, mas sua ideologia não, pois os animais resolvem por em prática a idéia do falecido e fazem a revolução dos bichos, tomando a fazenda para eles, e expulsando Jones.
Após a revolução, quem tomou as rédeas da situação foi o porco Bola de Neve, que por se considerava igual a todos, não tinha privilégios, era um líder do povo e para o povo. Ele tinha um assistente chamado Napoleão que era como se fosse uma espécie de seu “braço direito”. Na busca descontrolada pelo poder, o Porco Napoleão dá um golpe em Bola de Neve, expulsa-o e assume a administração da fazenda.
Inicialmente, Napoleão tentou ganhar a simpatia do povo, após isso começou a trair os Sete mandamentos que se fixavam as idéias animalistas e a agir como o antigo proprietário da fazenda. Após algum tempo, ele estava agindo exatamente como Jones agia, andava sob dois pés, convivia com homens, ou seja, se comportando como homem, usando a granja em forma de benefício próprio e os animais como objetos para alcançar suas ambições. Ele só conseguiu se manter no poder através do medo que os animais sentiram depois do massacre realizado por Napoleão e através de Garganta, porco com grande capacidade de persuasão que convencia os animais que tudo era feito para o bem deles.
Pouco a pouco os mandamentos foram deturpados, de forma a alcançar os objetivos de Napoleão.
3. Citações
“E agora, camaradas, vou contar-vos o sonho que tive na noite passada. Não sei o que significa. Foi um sonho sobre como será o mundo quando o homem desaparecer.” (p.4)
O homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite,
não põe ovos, é fraco demais para puxar arado, não corre o que dê
para pegar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais
[...] basta que nos livremos do Homem para que o produto de trabalho
seja só nosso (p.10).
“Bola de Neve estudara atentamente alguns números atrasados da revista O Agricultor e o Criador de Gado, encontrados na casa grande, e andava com a cabeça cheia de planos de invenções e melhoramentos (...). Napoleão não fazia projetos próprios, apenas dizia com toda calma que os de Bola de Neve não dariam em nada e parecia aguardar sua vez.”(p.43).
“Sem mais demora, confessaram ter realizado contatos secretos com Bola de neve desde o dia de sua expulsão (...).E assim prosseguiu a sessão de confissões e execuções, até haver um montão de cadáveres aos pés de Napoleão e um pesado cheiro de sangue no ar, coisa que não sucedia desde a expulsão de Jones
...