Fichamento Sergio Lessa
Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Sergio Lessa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cynhtiaah • 7/4/2014 • 913 Palavras (4 Páginas) • 2.237 Visualizações
Texto I : LESSA, S. “O processo de produção/reprodução social: trabalho e sociabilidade”. Brasília: CEAD, 1999.
Introdução
Os homens só podem existir em relação com a natureza. Por mais desenvolvida que seja uma sociedade, ela sempre terá uma base material. A história humana é o surgimento, desenvolvimento e desaparecimento de relaçoes sociais.(p.21)
Trabalho e reprodução social
O trabalho é o movimento de transformar a natureza a partir de uma previa ideação.
Todo ato de trabalho, sempre voltado para o atendimento de uma necessidade concreta, históricamente determinada, termina por rementer para muito além de sí próprio.Suas consequencias objetivas e subjetivas não se limitam a produção do objeto imediato, mas se estendem por toda a história da humanidade
Desenvolvimento das capacidades humanas em transformar a natureza nos bens necessários ao desenvolvimento da humanidade. É no trabalho que os homens se constroem como seres diferentes da natureza,é pelo trabalho que eles não apenas produzem os bens necessários à sua sobrevivência, como ainda produzem ao mesmo tempo as novas necessidades e possibilidades, e as novas habilidades e conhecimentos dos indivíduos.( p.22)
O resultado de um processo de trabalho é sempre alguma tranformação da realidade. Toda objetivação produz uma nova situação, pois tanto a realidade já não é mais a mesma, como também o individuo já não é mais o mesmo. Todo ato de trabalho produz muito mais que o objeto que dele resulta imediatamente. Ele produz, no plano objetivo, uma nova situação histórica e, no plano subjetivo, novos conhecimentos e habilidades que vão se tornando cada vez mais socializados com o passar do tempo.(p.22)
A reprodução social
Ao construir o mundo objetivo, o indivíduo também se constrói. Ao transformar a natureza, os homens também se transformam, adquirem novos conhecimentos e habilidades. Esta nova situação (objetiva e subjetiva) faz com que surjam novas necessidades e novas possibilidades para atendê-las. Os conhecimentos e habilidades que vão sendo adquiridos no trabalho terminam por dar origem aos conhecimentos artísticos, científicos, filosóficos etc.(p.23)
Os complexos sociais são conjuntos de relaçoes sociais que se distingue das outras relaçoes pela função social que exercem no processo reprodutivo( p.25)
Trabalho e totalidade social
Enquanto o trabalho visa a transformação da realidade para a produção dos bens necessários à reprodução material da sociedade, os outros complexos sociais buscam ordenar as relações entre os homens.
Todo ato de trabalho resulta em conseqüências que não se limitam à sua finalidade imediata. Ele também possibilita o desenvolvimento das capacidades humanas, das forças produtivas, das relações sociais, de modo que a sociedade se torna cada vez mais desenvolvida e complexa. É este rico, contraditório e complexo processo que, fundado pelo trabalho, termina dando origem a relações entre os homens que não mais se limitam ao trabalho enquanto tal, que denominado de Reprodução social.(p.25)
A sociedade de modo algum se reduz ao trabalho. As próprias novas necessidades produzidas pelo trabalho dão origem a complexos sociasi que não mais fazem parte do trabalho enquanto tal. Se o trabalho distingue o homem da natureza, de modo algum podemos reduzir toda a sociedade ao trabalho.
Trabalho e alienação
Trabalho alienado é o trabalho cuja razão de ser não mais é a necessidade do trabalhador, mas sim o desenvolvimento da riqueza da classe dominante. O processo reprodutivo das sociedades se complexifica à medida que
...