Fichamento por citação
Abstract: Fichamento por citação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/9/2014 • Abstract • 852 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
FICHAMENTO POR CITAÇÃO
MAXIMIANO, Antônio C. A. Da revolução urbana à revolução industrial. In: Teoria geral da Administração. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2012. (p. 21-40).
1. Revolução urbana
“Essas primeiras organizações formais demandaram a criação de práticas administrativas que se estabilizaram e evoluíram nos séculos seguintes”. (21)
1.1 As primeiras organizações e seus administradores
“As placas registraram o recebimento, armazenagem e desembolso de produtos”. São os livros primitivos de contabilidade, que hoje podem ser vistos nos museus e nas coleções das universidades. (p.21)
1.2 Egito
” As pirâmides são o mais conhecido testemunho das aptidões técnicas administrativas dos egípcios”. (p.22)
1.3 Babilônia e Assíria
“É um dos primeiros e certamente o mais famoso conjunto de leis da história do mundo” “. (p.23)
2. China
“Entre as mais conhecidas contribuições da China para a administração encontraram-se as obras de Sun Tzu, Confúcio e Mêncio”. (p.24)
2.1 Sun Tzu
“Sun Tzu e um autor chinês que escreveu no século IV A.C, a respeito de estratégia militar”. (p.24)
2.2 Confúcio e Mêncio
“Um dos principais da complexa filosofia de Confúcio e o de que a importância das pessoas deve basear-se no mérito. Mencio (Mensius, ou Meng-Tzu, c.371-289 A.C) e conhecido como o “segundo sábio chinês”. Discípulo de Confúcio, Mêncio pregava a meritocracia e era defensor da democracia”. (p.25)
3. Grécia
“Democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na administração pública, planejamento urbano, universalidade da administração, raciocínio metódico e qualidade são alguns dos assuntos quais os gregos se ocuparam”. (p.25)
3.1 Democracia e ética
“As bases da democracia ateniense foram lançadas pelo legislador Solon, que se orientou pelo princípio da igualdade de todos perante a lei e procurou fazer o povo governar si próprio”. (p.26)
3.2 Método
“Outra contribuição importante dos gregos é o método de procurar o verdadeiro conhecimento sobre a natureza do universo e dor ser humano por meio da investigação sistemática, em lugar de aceitar as explicações da mitologia”. (p.27)
3.3 Qualidade
“Qualidade como sinônimo de melhor e nível mais alto de desempenho são conceitos que continuam atuais depois de séculos”. (p.27)
4. Roma
“A capacidade de construir e manter o império e as instituições, muitas das quais ainda vivem, comprova aguçadas habilidades administrativas dos romanos”. (p.28)
4.1 Construção e administração do império
“Roma inspirou-se em três princípios na administração do império: dividir para governar (divide et impera), fundar colônias e construir estradas”. (p.28)
4.2 Administrações financeiras
“Para explorar esse mercado, criaram-se grandes empresas sob a forma de sociedades por ações.”. (p.29)
4.3Forças armadas
“Comando em campanha, motivação dos soldados e a transmissão do código de disciplina eram suas principais responsabilidades”. (p.29,30)
5. Período medieval
“A estrutura geográfica, a Igreja acrescentou uma poderosa administração central com diversas assessorias criadas ao longo dos séculos, responsáveis pela propagação da fé, preservação da doutrina e formação de sacerdotes”. (p.30)
5.1 Sistema feudal
“A principal lição que esse sistema ensina aos estudiosos da administração é a importância do interesse comum”. (p.30)
5.2 Organização do trabalho
“Outro foco de interesse para o estudo da administração é a organização do trabalho da Europa medieval, que também e uma extensão das práticas romanas”. (p.30)
6. Renascimento
“No campo das ideias, o Renascimento foi movido por valores humanistas, como a melhoria da condição individual, o desenvolvimento pessoal e a retomada de conceitos estéticos dos gregos”. (p.31)
6.1 Capitalismos mercantil
“O capitalismo tornou-se a figura que entendia e dominava a produção e comercialização de bens”. (p.32)
6.2 Veneza
“Em 1494, o frade franciscano Luca Pacioli divulgou o sistema das partidas dobradas utilizado em Veneza”. (p.32)
6.3 Maquiavel
“Das inúmeras ideias renascentistas a respeito da administração, as de Maquiavel contam-se entre as mais influentes”. ( p.32)
6.4 Reforma
“No campo doutrinário, a Reforma enfatizou o espírito individualista e empreendedor, e a responsabilidade individual, em substituição à submissão religiosa valorizada pela igreja católica”. (p.33)
7. Revolução Industrial
“A produção e a utilização de conceitos e ferramentas de administração foram influenciadas pelo surgimento de uma nova personagem social: a empresa industrial”. (p.34)
7.1 Sistemas de fabricação para fora
“Na Inglaterra, o primeiro país a fazer a transição para uma sociedade industrial, o sistema de fabricação para fora (putting-out system) foi o percussor das fabrica”. (p.35)
7.2 Sistemas fabril
“Embora o interesse em controlar os trabalhadores tivesse contribuído para o nascimento do sistema da Revolução Industrial é a invenção das maquinas e sua aplicação à produção de bens, especialmente produtos têxteis”. (p.35)
7.3 Condições de trabalho e sindicatos
“No começo dos anos 1800, surgiram os primeiros sindicatos, para proteger os salários dos artesãos”. (p.35)
8. Um embrião de teoria administrativa
“Entretanto, algumas experiências e ideias inovadoras mostravam que, depois de muito tempo, a administração encontrava s condições ideais para começar a se transformar num corpo organizado de conhecimentos, alcançado a estatura de uma disciplina”. (p.36)
8.1 Eficiência
“As grandes fábricas e a preocupação com a eficiência atraíram a atenção de pessoas que lançaram as bases da ciência econômica e das teorias da administração”. (p.36)
8.2 Fundição Soho
“Entendimento de que o principal recurso da empresa era sua mão de obra, com a adoção de práticas como lazer remunerado, manutenção de locais de trabalho limpos, construção de casas para os operários e criação de uma sociedade de auxilio mutuo”. (p.37)
8.3Robert Owen e New Lanark
“Com muita paciência e simpatia, Owen começou uma experiência em administração iluminista e paternalista, com base em suas crenças de que o ser humano era produto do meio e, portanto podia ser melhorado”. (p.37)
...