Filme tapete vermelho
Por: Hugo Azevedo • 28/4/2015 • Resenha • 616 Palavras (3 Páginas) • 9.278 Visualizações
Resenha do Filme “Tapete Vermelho”, roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira. Tem seu principal elenco, citado no texto, por: Quinzinho-Matheus Nachtergaele; Zulmira-Gorete Milagres; Neco-Vinícius Miranda.
SINOPSE DO FILME
Quinzinho tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco, à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira, que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.
RESENHA CRITICA DO FILME
A história do cinema brasileiro é empregada por diversos temas e situações, alguns recorrentes de personagens que compõem a realidade nacional. Muitos desses personagens fazem parte das diferentes culturas que formam o país. O filme “Tapete Vermelho” retrata a vida de um homem rural, os caipiras.
O enredo do filme gira em torno de um caipira que decide levar o filho para assistir a um filme de Mazzaropi e com isso a família se envolve em diversas aventuras. No seu enredo envolve situações que vão desde temas ligados à religiosidade até outros mais politizados, como a questão da reforma agrária e a tensa relação entre homem da cidade e homem rural.
O filme tem como base principal mostrar elementos da vida caipira, através dos tipos sertanejos que compõem essa cultura. Ela expressa detalhes típicos formadores da cultura, como é o caso de algumas situações vivenciadas por Quinzinho e sua família, por exemplo, quando mostra a personagem central e seu filho Neco em plena pescaria, ou ainda quando Zulmira, através da crença popular, tenta curar a vaca de Benedita; neste momento percebe-se que a figura de Zulmira representa fortemente a questão da religiosidade do homem caipira, um dos pontos bem trabalhados no filme.
A resistência do caipira ao mundo urbano e abordada no filme quando Zulmira, no início do filme, demonstra certa repulsão à idéia de Quinzinho em ir ao cinema na cidade grande, questionando a todo momento o seu marido sobre em que condições ficarão as suas criações de animais, as plantações e seus afazeres domésticos, por um simples passeio à cidade para assistir ao filme de Mazzaropi.
A partir do momento que a família viaja a história segue um novo rumo no que se trata da figura do caipira (o cenário não é mais propriamente a roça, mas sim a cidade). Com a mudança de ambiente, as personagens também se transformaram. Isso pode ser observado quando Quinzinho e sua família passeiam pela cidade e são analisados por outras personagens como pessoas engraçadas ou até mesmo de fala ridícula, como por exemplo, a cena em que vendedores de uma loja de eletrodomésticos o chamam de” Jeca” e o mandam “plantar batatas”, de modo grosseiro.
A cultura caipira no filme é foi mostrada também através dos violeiros, tendo a sua valorização dada à música caipira numa cena em que Quinzi nho e família ficam hospedados na casa de amigos e à noite algumas pessoas cantam e dançam ao som de violeiros, onde na própria letra da música cita o orgulho em ser caipira.
É, portanto, no filme Tapete Vermelho possui temas ligados às manifestações
...