Fontes Que Sustentam A Previdência Social
Artigos Científicos: Fontes Que Sustentam A Previdência Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JohnMag • 24/7/2014 • 574 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
Fontes que sustentam a Previdência Social no Brasil
Para entendermos o funcionamento operacional da Previdência Social no Braseil, faz-se necessário o conhecimento de sua definição e seus principais objetivos. Sendo assim, podemos afirmar, com base no artigo 201° da Constituição Federal que Previdência Social é um seguro que que consiste em garantir a subsistência do trabalhador contrbuinte e sua família em caso de perda de sua capacidade laborativa.
Ainda sobre o Art. 201, o mesmo trás o seguinte texto constiucional: A Previdência Social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, obserados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da Lei, a:
I – cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;
II – proteção à maternidade, especialmente à gestante;
III – proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;
IV – salário-família e auxilio reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
V – pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao conjuge ou companheiro e dependentes.
A história da Previdência Social no Brasil
A Previdência Social no Brasil possui mais de 100 anos de história. A primeira legislação pertinente ao tema é datada de 1888, quando foi regulamentado o direito à aposentadoria para empregados dos Correios.
O fato considerado como ponto de partida da Previdência Social propriamente dita no País, contudo, é a Lei Elói Chaves (Decreto n° 4.682) de 1923. Ela criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões para empregados de empresas ferroviárias, estabelecendo assistência médica, aposentadoria e pensões, válidos inclusive para seus familiares. Em três anos, a lei seria estendida para trabalhadores de empresas portuárias e marítimas.
Na década de 30, através da promulgação de diversas normas, os benefícios sociais foram sendo implementados para a maioria das categorias de trabalhadores, dos setores público e privado. Foram criados, também, seis institutos de previdência, responsáveis pela gestão e execução da seguridade social brasileira.
Em 1960, foi criada a Lei Orgânica de Previdência Social, unificando a legislação referente aos institutos de aposentadorias e pensões. A esta altura, a Previdência Social já beneficiava todos os trabalhadores urbanos. Os trabalhadores rurais passariam a ser contemplados em 1963.
Em 1966, com a alteração de dispositivos da Lei Orgânica da Previdência Social, foram instituídos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - " FGTS, uma indenização para o trabalhador demitido que também pode ser usada para quem quiser comprar sua casa própria, e o Instituto Nacional de Previdência Social - " INPS (atualmente a sigla é INSS), que reuniu os seis institutos de aposentadorias e pensões existentes.
Em 1974, foi criado o Ministério da Previdência e Assistência Social. Até então, o tema ficava sob o comando do Ministério do Trabalho e Emprego (na época chamado Ministério do Trabalho e Previdência Social).
A extensão
...