TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Da Personalidade Do Individuo

Artigo: Formação Da Personalidade Do Individuo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho visa em mostrar de uma forma geral a formação da personalidade do individuo, as necessidades, as expectativas que o meio social afeta o comportamento de cada ser humano.

Herança biológica ou genética é um processo pelo qual um organismo torna-se predisposto a adquirir características parecidas à do organismo que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência. A combinação entre os códigos genéticos dos progenitores (em espécies sexuadas) erros (mutações) na transmissão desses códigos são responsáveis pela variação biológica que, sob a ação da seleção natural, permite a evolução das espécies, tendo necessidades biológicas e a formação do sistema nervoso. Henry Murray (1938) , um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto, classificou as necessidades biológicas em primárias, que são as necessidades de natureza biológica (fome, sede, sono), e necessidades secundárias que são necessidades que derivam de uma necessidade primária ou são inerentes à estrutura psíquica humana. Como a pessoa procura diminuir o estado interno de déficit, uma necessidade funciona como um impulso para determinados comportamentos. A intensidade de uma necessidade determina a intensidade do comportamento a que ela está ligada: quanto mais intensa a necessidade, mais intensa a ação. Tal "intensidade" pode se expressar de diferentes formas: pelo vigor, entusiasmo, perseverança - ou mesmo a prioridade que se dá ao comportamento em detrimento de outros. Dessa forma uma necessidade tem um caráter diretivo com relação ao comportamento: por um lado ela determina o objeto ou evento necessários para sua saciação e, por outro, ela determina se essa satisfação se dá através de um movimento para perto desse objeto ou para longe dele - por exemplo "sede" e "medo de nadar" têm ambos por objeto a água, mas a direção é diferente. Além das influências genéticas, o sistema nervoso também sofre influência de adequados fatores ambientais para a interação das regiões cerebrais e para promover as alterações das estruturas celulares. (VASCONCELOS; CARVALHO, 2004, p.134-135). Através dos mecanismos envolvidos na aprendizagem, os eventos do ambiente podem moldar os comportamentos logo nas primeiras fazes da vida, quando o individuo tem contato com um primeiro grupo social que é a família.

Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos primários, mais íntimos. Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc. Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Exemplo: escola.

Os aspectos relacionados à continuidade cultural manifestam-se em dois níveis na sociedade. No nível do comportamento individual, através dos hábitos e no nível do comportamento grupal, através dos costumes. Entretanto, em grande parte, os costumes dependem dos hábitos. Os hábitos são padrões contínuos de ação na vida dos indivíduos como respostas condicionadas para questões recorrentes em nossas vidas. A maior parte de nossos hábitos aprendemos dos outros – como no treinamento da criança - e resultam de esforços deliberados para construir padrões de comportamento almejados. Os hábitos podem se resultantes de imitação consciente ou inconsciente. O vínculo entre percepção e comportamento tem importantes conseqüências para as interações sociais. Esse mecanismo automático gera o que chamamos de estereótipos, comportamentos que se reproduzem de maneira fixa, inalterável. Sob um aspecto mais negativo, na vida real da convivência social, os estereótipos são acionados por elementos aparentes como a cor da pele das pessoas, as características de gênero (feminino, masculino),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com