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Formação Social, Econômica E Politica Do Brasil.

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Por:   •  1/11/2013  •  5.988 Palavras (24 Páginas)  •  644 Visualizações

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UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA

POLO JARDIM-MS/ UNIDADE 1

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL.

Nome do(s) Alunos (s) e RA(s) e E-mail(s).

* RA 411095 - Fabiana da Costa Ribeiro Gonçalves.

fab_ribeirogoncalves@hotmail.com

* RA 430675 – João Henrique Rios de Castilho. henry_jhrc@hotmail.com

* RA 426431 - Ivone Duarte Ferreira.

ivoneduartegll@hotmail.com

* RA 443460 - Tânia Mirleyn Lopes Marchado.

thaniamirleyn@hotmail.com

** RA 438742 – Mainara Aliendre Garcia.

mainar_a@hotmail.com

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Nome do tutor presencial: Mara Cristina Tibiriçá Monteiro.

Nome do tutor à distância: Maria Clotilde Bastos

Jardim-MS, 26 de setembro de 2013.

ETAPA-01: Esta Etapa foi muito importante para nossa compreensão do cenário social e econômico do Brasil-Colônia(1500-1822)

O PRIMEIRO REPORTER FOTOGRÁFICO DA COLÔNIA: A primeira metade do século XIX nos permite relembrar, e com muita satisfação, da presença de grandes artistas franceses no Brasil. Tal circunstância deveu-se à intenção da própria Coroa portuguesa em trazer cultura para o país, na ocasião, recém-ocupado pela nobreza há apenas 08 anos. Destacaremos, dentre os habilidosos "artistas-viajantes": Jean Baptiste Debret, fora o mais requisitado e competente, naquilo que pretendia revelar por meio da arte. Debret, em sua interessante obra: "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", permite demonstrar importantes traços de sua própria identidade e personalidade, distanciando-se um pouco daquela ideia de apresentar "imagens fiéis" da escravidão negra no Brasil, e também sobre os "exóticos" momentos da monarquia lusa, instalada no Rio de Janeiro a partir de 1808. Debret sem dúvida, foi mais do que um pintor oficial da nobreza, também atuou com muita competência na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, contribuindo como professor. Neste período o Brasil encontrava-se em processo de formação de sua própria história, inclusive como nação “independente”.

O BRASIL PELOS OLHOS DE DEBRET: Por meio de sua obra Viagem, Debret procurou demonstrar, com minuciosos detalhes e cuidados, a "formação" do Brasil, especialmente no sentido cultural do povo e nação. Os 3 volumes foram publicados em 1834, 1835 e 1839. De acordo com a autora, Debret enfatiza os principais destaques de sua obra: "Ao longo de suas páginas, Debret enfatiza o que considera os diferentes momentos da marcha da civilização no Brasil: os indígenas e suas relações com o homem branco, as atividades econômicas e a presença marcante da mão de obra escrava e, por fim, as instituições políticas e religiosas. Debret procurou resgatar particularidades do país e do povo. Utilizou o termo "pitoresco" com a ideologia de precisão, habilidade, talento, e qualidade artística em representar e "preservar" o passado daquele povo. Segundo a autora, para Debret, esta obra favoreceria no sentido de demonstrar para Europa um Brasil que merecia ocupar o mesmo lugar dos grandes e civilizados países. Vejamos outra citação da autora a respeito do termo "pitoresco" utilizado por Debret: traduzia, igualmente, nas primeiras décadas do século XIX, a opção por privilegiar, no "retrato" dos povos, aspectos que não estivessem limitados às questões políticas, mas que dessem testemunho da religião, da cultura e dos costumes dos homens." Debret preocupou-se muito com os textos que acompanhavam suas imagens, demonstrando certa fidelidade ao sentido literário. Tal postura não era comum em outros "artistas - viajantes". Muitos pintores não se preocupavam demasiadamente com o sentido dos textos comparando-os com as ilustrações contidas em seus trabalhos. Esse desejo, por parte do pintor em resgatar costumes e acontecimentos do passado brasileiro evidencia a importância de sua estada ao Brasil durante esses 15 anos. Muitos acreditam em não haver nenhum tipo de contribuição por parte do artista para história do Brasil.

SEÇÃO DE PINTURAS:

Da esquerda para direita, Figura:01- Aplicação do castigo do açoite, Figura:02- Casamento de negros escravos de uma família rica, Figura:03- Passatempo dos ricos, Figura:04- Auto-retrato de Debret, Figura:05- Mercado da rua do Valongo, Figura:06- Jantar (família rica).

O próprio Debret certamente não imaginava que sua viagem ao "novo mundo" o tornaria reconhecido como o principal retratista do Brasil Imperial, considerando, portanto, alguns cuidados, bem cogitado pela autora. Em tempo, não há duvidas de que a passagem de Debret pelo Brasil criou um positivo impacto desde suas brilhantes participações na Academia de Artes, e em seu extraordinário desempenho ao participar como pintor e cenógrafo oficial da monarquia brasileira. O talento sempre acompanhou o artista que cumprira sua missão, alcançando resultados, muita vezes, alem da expectativa. Não é de se admirar que muitos estudiosos, em nossos dias, estão trabalhando em pesquisas sobre este magnífico e abrangente artista francês.

O FILME: CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL, foi lançado em 1995, e foi dirigido por Carla Camurati, que também co-escreveu o roteiro (com Melanie Dimantas e Angus Mitchell). Esse filme marcou a retomada das produções cinematográficas brasileiras, depois de um hiato nas produções devido à crise econômica de 1992 e as políticas do presidente Fernando Collor de Mello que praticamente desmantelaram a cultura nacional – incluindo o cinema. Ou melhor, foi um dos filmes que marcaram a retomada: ele foi precedido por Lamarca, de Sérgio Rezende (1994), que, assim como CARLOTA JOAQUINA, tem um fato histórico como pano de fundo. Bem. Com um elenco bem conhecido da televisão

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