Fundamentos Das Ciências Socias
Casos: Fundamentos Das Ciências Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leti_cia • 9/6/2014 • 837 Palavras (4 Páginas) • 408 Visualizações
Questões
1- O que é anomia?
2- O que foi o milagre grego?
3- Quais foram as influências de Darwin no pensamento sociológico?
4- Explique o modelo positivista como método de investigação.
5- O que é um fato social de acordo com Durkheim?
6- Quais são as três características básicas que distinguem um fato social?
7- O que é consciência coletiva?
8-Explique, de acordo com Durkheim a divisão do trabalho como um fato social.
1- A anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo. O conceito também pode fazer referência à ausência de lei.
2-Os filósofos passaram não mais recorrer as explicações míticas e religiosas para a origem do mundo, pela primeira vez o homem passou a buscar explicações da natureza dentro da natureza. Este comportamento leva ao abandono das explicações mitológicas que eram dadas anteriormente ao surgimento da filosofia, ou seja, a passagem do saber mítico para o pensamento racional, filosófico.
3- Charles Darwin explicou a evolução biológica das espécies animais. Muitos cientistas consideraram sua tese como uma explicação teológica da formação das espécies. Segundo essa idéia, a seleção natural pressiona as espécies no sentido da sua adaptação ao ambiente, obrigando-as a se transformar continuamente com a finalidade de garantir a sobrevivência. Em conseqüência os organismos tendem a se adaptar cada vez melhor ao ambiente, criando formais mais complexas e avançadas de vida, que possibilitariam, pela competição natural, a sobrevivência dos seres mais aptos e evoluídos. Tais idéias, transportadas para a analise da sociedade, resultaram no principio do qual as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estagio inferior para outro superior. Esse tipo de mudança garantiria a sobrevivência do organismo.
4- O nome positivismo tem sua origem no adjetivo positivo, que significa certo, seguro, definitivo. O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferem quanto a sua essência. O método geral do positivismo consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção dos dados concretos a verdadeira ciência, sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação a coesão, a harmonia natural entre os indivíduos.
5- Segundo Emile Durkheim, os fatos sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade. “É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda, todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam
...