TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Sociologicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Sociologia da Educação?

Segundo o dicionário Aurélio sociologia é ciência dos fenômenos sociais, que tem por objeto a descrição sistemática de comportamentos sociais particulares e o estudo dos "fenômenos sociais totais", visando integrar todo fato social no grupo em que se manifesta, e que tem como método a observação.

A partir de tal definição vemos o Homem como um ser social que precisa compreender-se a si próprio e compreender os outros, ciente de que a própria vida lhe questiona e ele tem necessidade de buscar respostas a esses questionamentos.

A sociologia da educação é, portanto, o estudo da escola enquanto instituição social e realiza um paralelo entre as transformações sociais, políticas e culturais e o próprio ambiente de aprendizagem. Dessa forma, a escola é o local de transmissão de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu a partir de suas expectativas de sobrevivência (MEKSENAS, 2002, p. 19). O estudo sociológico desse ambiente escolar passa a ser uma tarefa complexa, pois a sociedade não é estática tal qual o processo de conhecimento também se encontra em constante movimento, pois é através desse processo de ensino aprendizagem que ocorre a socialização do individuo. A formação da consciência humana e social, da

internalização da cultura que acontece ao longo da vida, garante a perpetuação do próprio grupo social .

No positivismo, a educação é o meio de contato com toda a herança cultural produzida ao longo do tempo priorizando a família e a escola como ambientes educacionais onde esse contato deve ser promovido. Emile Durkheim também ressalta que a educação é exterior ao indivíduo e acontece independente da sua vontade. É importante lembrarmos que Durkheim analisou as instituições sociais a partir do contexto da Europa de sua época, que se encontrava em crescente individualismo e consumismo.

Karl Max e Max Weber também tiveram participação importante para a sociologia. No Marxismo a educação passava a ser um problema social e o conhecimento se tornava instrumento de transformação e não apenas de formação pessoal. Weber destacava que a escola iria ser afetada pelos modelos de transmissão do conhecimento sem afetar a reflexão. Em contraponto, para Pierre Bourdieu a escola é mera reprodução da sociedade e de suas desigualdades.

A partir dessa base teórica é correto afirmar que cabe à escola democratizar o conhecimento embora nos encontremos num período de sucateamentos da educação.

Contribuições da Sociologia da Educação na sociedade atual

O filme “Entre os muros da escola” de François Bégaudau será o nosso ponto de partida para as reflexões sobre a sociologia na sociedade atual, pois ele demonstra como esta ciência está intimamente ligada ao nosso cotidiano escolar atual, uma vez que esse filme retrata as pessoas em sua complexidade humana a partir de problemáticas raciais e culturais ocorrentes em sala de aula.

Diante de uma visão sociológica, o filme nos apresenta as relações sociais pertinentes à vida humana. Toda sociedade apresenta mecanismos próprios, desde seu sistema familiar até o sistema escolar, com normas hábitos e costumes característicos. Nesse sentido a sociologia nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com