Fundamentos Sociológicos da Educação, no Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Sociológicos da Educação, no Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabriciobarao • 29/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 528 Visualizações
Sociologia da Educação e sua representação na sociedade, apresentada como desafio de aprendizagem da disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação, no Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP, sob a orientação da Profa.
1. Desafios do despertar para a leitura
Com os atrativos existentes na atualidade, o professor como mediador tem o papel e a missão de buscar alternativas para despertar o interesse dos alunos, visando formar alunos aptos a se tornarem leitores e escritores competentes.
Pode-se desenvolver o gosto pela leitura, propondo que tragam revistas e jornais para promover debates e despertar senso crítico; promover saraus literários, enfim colocar as crianças em constante contato com o mundo da leitura. O professor deve incentivar e estimular a aprendizagem dos seus alunos criando condições para que eles convivam em um ambiente em que a leitura é valorizada.
Este momento deve promover:
• Exploração de títulos e subtítulos;
• Seleção de uma informação;
• Leitura minuciosa para execução de uma tarefa;
• Releitura de um trecho para sua interpretação;
• Formação de opinião à respeito da ideia veiculada.
Os alunos podem e devem trocar ideias e opiniões. Ler em voz alta, pode lhes proporcionar a aquisição de maior fluência, respeitando pontuação, entonação e ritmo, sempre tendo o cuidado de não constranger o aluno e deixando-o à vontade para escolher a forma como fará a leitura
Leitura no Brasil
A Escola tem a missão de alavancar esse processo, incentivando os alunos à descoberta do prazer pela leitura. É interessante realizar rodas de leitura, rodas de conversa, onde os alunos tenham contato com a palavra escrita e textos literários.
Esse processo pode ser expandido para todo o espaço escolar, nas salas de aula deve existir várias oportunidades de contato com o mundo da escrita.
A partir do início da vida escolar devem ser incorporadas rotinas diárias, situações didáticas que se tornam mais complexas, levando assim ao desenvolvimento do aluno.
Projeto de ensino-aprendizagem
Nome: Semana da Leitura.
Público alvo: 3º ano do ensino fundamental. Sala com 30 alunos.
Justificativa / fundamentação teórica: proporcionar aos alunos momentos diferentes de leitura, dando-lhes a oportunidade (para cada aluno ) de desenvolver tal habilidade.
Objetivos gerais: promover o interesse pela leitura, a fluência, melhorando então a escrita dos alunos. Trabalhar também a interpretação de textos.
Objetivos específicos: Promover a leitura, a análise e a discussão de textos informativos sugerindo estratégias de apreensão dos temas discutidos. Deve-se relacionar as leituras feitas em sala de aula com as práticas sociais dos alunos.
Cronograma: cinco dias (segunda-feira à sexta-feira):
- Segunda-feira: cada aluno deve trazer para a aula uma notícia de jornal, onde irá ler e expor aos colegas, sua opinião;
- Terça-feira: cada aluno deve trazer revistas de diversos segmentos e em grupo de três deverá escolher uma matéria, onde cada grupo deverá ler a matéria escolhida para toda a turma. Outro grupo deverá comentar a matéria lida;
- Quarta-feira: entregar trechos de poesias aos alunos para que leiam para os colegas e busquem fazer a interpretação dos mesmos, juntando-os ao final para uma leitura coletiva do poema completo;
- Quinta-feira: promover o encontro entre pais e filhos, em um sarau, onde os alunos escolherão os poemas que mais gostam e recitarão poesias dedicadas aos pais;
- Sexta-feira: Balanço final, onde os alunos possam expor oralmente se gostaram da semana, apontando os pontos positivos e negativos das atividades.
Desenvolvimento: Promover leituras diversas, para que os alunos desenvolvam habilidade e senso crítico para debater com os colegas. Aproximação com os pais no sarau e aprimoramento da escrita.
Material de apoio: jornais, revistas diversas, livros de poesias e internet.
A escola em tese teria que ser um ambiente privilegiado para despertar o interesse pela leitura. Como construção desse processo o aluno deve ser familiarizado com a diversidade de textos existentes com atividades de contar histórias, fazer pesquisas, assistir filme, desenhar e principalmente manusear os livros.
2. Cálculo Mental
Em todo processo de aprendizagem, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância. Na escola, pode-se dizer que a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem. Por essa razão, justifica-se a existência de tantos trabalhos e pesquisas na área da educação dentro dessa temática.
Existem muitas maneiras de resolver contas em nosso cotidiano, sendo uma delas o cálculo mental, que na escola é tão pouco explorado.
Sempre se valorizou que ensinar algarismos seria a maneira correta para organizar o raciocínio e chegar ao resultado exato.
Fazer contas de cabeça sempre foi considerado um método inadequado, porém este é
...