TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL- 4º SEMESTRE

Casos: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL- 4º SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 17

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise de orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Evidencia de forma ampla os principais conceitos, características e tipos de orçamento para conhecimento geral do processo.

Aborda o impacto dos principais orçamentos na tomada de decisão . Para uma implantação bem sucedida é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado. Isto porque é uma ferramenta importante para a tomada de decisão.

No trabalho que será apresentado serão abordados dez assuntos específicos.

O propósito deste é esclarecer e colocar em pratica as teorias que nos foram apresentadas em sala de aula.

Será feito uma breve conceituação de cada item, buscando entendimento mais profundo de cada um deles.

2 Conceito de Orçamento

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.

Segundo Frezatti (2007)

O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

O orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.

Frezatti (2003) assegura:

Análise externa é a maneira pela qual a organização olha o ambiente externo e identifica as oportunidades que pretende auferir. Serve para os gestores entenderem, coletivamente, o que esperar do ambiente futuro e, a partir daí, definirem como se comportar.

Depois de analisado os fatores externos, se torna necessária a análise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.

Depois que tudo estiver no plano de trabalho, começa a etapa mais importante do orçamento que vem a ser o seu acompanhamento diário, pelo controller, que utiliza o mesmo para gerenciar a empresa e nesse momento esse profissional tem que ser ético o suficiente para transpassar aos gestores as informações corretas extraídas dos relatórios gerados, como o fluxo de caixa e balanço e estudar a situação da economia criteriosamente, para juntos corrigir e mudar o que for necessário afim de que se faça cumprir as metas propostas

3 Orçamento Geral

Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.

Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Como segue abaixo:

ORÇAMENTO OPERACIONAL:

Orçamento de Vendas;

Orçamento de Produção

Orçamento de Compra de Materiais Diretos

Orçamento de Mão-de-obra

Orçamento de Custos dos Produtos Vendidos

Orçamento de Despesas de Marketing, Distribuição, Administrativas

Demonstração de Resultado Orçada

ORÇAMENTO FINANCEIRO:

Orçamento de capital ou investimento

Orçamento de caixa

Balanço Patrimonial Orçado.

4 Orçamento Flexível

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos.

É ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade

real, sendo necessário à separação dos custos em variáveis e fixos orçados. Para fins de avaliação de desempenho o orçamento flexível é superior ao orçamento estático, pois compara os resultados reais com o resultado orçado para o mesmo nível de atividade dos resultados reais, diferentemente do estático que compara os resultado reais com os resultado projetados para a atividade.original.

5 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão

Considerando as inúmeras vantagens do orçamento podemos mencionar: que para Sanvicente e Santos (2000), ”o orçamento obriga a empresa a análise antecipada das políticas básicas”. Tung, 1994, “complementa descrevendo que o orçamento fortalece a administração, por meio do aperfeiçoamento de seus sistemas de registro, análise, relatório, entre outros”.

O orçamento é uma forma de obrigar os gestores a quantificarem e datarem as atividades pelas quais são responsáveis. Frezatti (2000), “adiciona que sem a definição de responsabilidades, tanto a autoridade como a cobrança de resultados não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com