TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRafica Arizona

Artigos Científicos: GRafica Arizona. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A Arizona tinha um típico problema em sua administração, a alta rotatividade. A solução foi ajudar o motoboy mais eficiente a virar empreendedor, foi assim que o empresário Alexandre Abdo Hadade de 33 anos conseguiu suprir a sua necessidade, ou seja o que muitas empresas de pequenos e médio porte passam.

A dificuldade de manter esse tipo de profissional esta relacionada a natureza da função, difícil oferecer uma remuneração adequada e uma proposta de carreira interessante porque não fazem parte do foco da atuação. Onde acontece que o profissional muito bom, geralmente fica ali ate conseguir algo melhor. Se for ruim, a chance de permanecer é maior.

Diante desse dilema que o Sr. Hadade resolveu sacrificar o seu melhor motoboy para virar seu fornecedor, Gomes não tinha pensado em ser empresário e não se sentia capaz de erguer e administrar a sua própria empresa, foi então que a Gráfica Arizona desempenhou um papel fundamental no mercado de novas empresas.

A Gráfica Arizona deu o apoio que Gomes necessitava, emprestou o espaço da empresa, ajudou com investimentos, as questões burocráticas para a abertura da nova empresa ficaram com o contador da gráfica, a falta de intimidade com o computador resolveu-se com um curso de informática que ganhou da Arizona e o conhecimento administrativo que antes era escasso foi suprido com o auxilio da Arizona.

A vantagem de escolher um ex-empregado é que o trabalho fica nas mãos de um fornecedor já sincronizado com a cultura da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO TEORICO

2.1 DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

Fundamentalmente a maior lei existente no país: a Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, se constituído no artigo 6º a CF ao tratar dos direitos sociais dos cidadãos brasileiros inclui também o direito ao trabalho e continua no artigo 7º com uma relação de 34 itens detalhando os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

Acrescentados aos 34 itens da CF estão outros que visem a melhoria, da condição social dos trabalhadores, por isso afirmamos que, sendo em benefício ao trabalhador qualquer lei ou decreto, ate a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT – devera ser considerada superior a CF.

A CF é a lei magna do país, na área trabalhista a base utilizada é o Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 a qual aprovou a Consolidação das Leis do trabalho.

Com isso o Sr. Alexandre Abdo Hadade dono da Gráfica Arizona, diante de sua dificuldade de manter a qualidade nos serviços de entrega, resolveu então demitir seu melhor funcionário para que fosse seu fornecedor. Assim

Hadade chegou à conclusão que terceirizar as entregas a uma pessoa que já sabia do funcionamento interno da empresa.

Juridicamente falando esta terceirização é viável para a empresa, pois a mesma se desvincula das praticas trabalhistas com a freqüente rotatividade de funcionários, com isso a empresa retirara por completo de si a responsabilidade de qualquer vinculo empregatício para com os prestadores de serviços. Entrando assim na Lei 6.019/1974 onde o serviço é prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou acréscimo extraordinário de serviços (BRASIL, 1947, art. 2º), completa-se com outro conceito da mesma lei (art. 4º), que diz: “compreende-se como empresa de trabalho temporário a pessoa física ou jurídica urbana, cuja atividade consiste em colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos”( BRASIL, 1947).

2.2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.

Durantes seus quatro primeiros anos de funcionamento, a Gráfica Arizona penou com uma dificuldade conhecida por muitas pequenas e médias empresas – a alta rotatividade dos prestadores de serviços. Será que o Sr. Hadade fez um boa escolha para sua empresa demitindo seu melhor funcionário para se tornar um empreendedor? Estratégia é tudo em uma empresa, pra melhor desenvolvimento de suas atividades empresariais Hadade achou melhor fazer isso, pois como Gomes já sabia das “manhas” do ramo não teria tanto problema em gerenciar seus próprios motoboys, mas a perda desse controle sobre essa atividade seria a causa mais descritiva da gráfica, pois saberia que a qualquer hora estaria sendo atendido por seus fornecedores e ainda indicou outras duas empresas para que Gomes aumentasse seus colaboradores.

Estratégia empresarial é composta por diversas estratégias (ou subestrategias) que acontecem ao mesmo tempo. Estratégia deriva-se do grego strategia, que é sinônimo de liderança. Segundo Stevens a estratégia é o catalisador ou elemento dinâmico do gerenciamento que permite a uma companhia concretizar seus objetivos. (STEVENS et al. 2001, p. 138)

Como a Gráfica Arizona iria se tornar dependente de uma pessoa que antes era dependente da mesma? Essa foi o pensamento estratégico que levou Hadade a uma direção correta, pois deteu-se na eficiência e na eficácia de seu funcionário:

• Sabia aonde encontrar pessoas eficientes ao trabalho;

• Solucionou um problema que vinha se alastrando a muito tempo, a rotatividade da gráfica Arizona;

• Obteve resultados cumprindo as obrigações da mesma;

• Aumentou os lucros e diminuiu as obrigações;

A gestão estratégica procurou dar a Gráfica Arizona um enfoque sistêmico às funções estratégicas para estabelecer um equilíbrio entre as demandas dos ambientes interno e externo, bem como a integração de todos os setores da organização, no intuito de melhor alocar recursos para atingir os objetivos (LOBATO,2003, p.25).

Uma analise SWOT, (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças internas para a mesma. Os pontos favoráveis e não favoráveis tende se fizer, os favoráveis; a) terceirização do trabalho; b) diminui a rotatividade; c) atendimento de qualidade; e o não favoráveis; a) atraso de regresso a empresa; b) maior custo; c) experiência de novos fornecedores.

Ao implantar um novo empreendimento é fundamental primeiramente estudar e analisar o mercado em que se vai atuar, pois só assim é possível fazer um planejamento de maneira adequada para a empresa permanecer e ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com