Geopolitica das Manifestações
Por: SandraGrandizoli • 26/8/2016 • Resenha • 984 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
Geopolítica das manifestações
O que são manifestações?
É quando um grupo de pessoas se unem com o intuito de reevindicar algo relacionado ao governo. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, econômico e social.
O que é a Geopolítica?
É uma área que visa compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas.
Quais os motivos das manifestações?
Os tópicos das manifestações são em geral de caráter político (derrubar governos, protestar contra a corrupção) econômico (crises economicas, aumento de impostos) social (má qualidade dos serviços públicos).
Karl Marx
A luta de classes da burguesia foi a denominação dada por Karl Marx para descrever o confronto entre o que consideravam os opressores, (a burguesia) e os oprimidos (proletariado). A luta de classes se expressa nos terrenos ideológico, social e político, o que pode ser comparado á diversas manifestações atuais.
As forças produtivas materiais constituem, em conjunto com as relações de produção, nas quais atuam e se desenvolvem o todo real, do que em cada modo de produção material pode se registrar. Ou seja, tudo está relacionado com a sociedade e suas ações.
Geopolítica
Os movimentos sociais foram caracterizados pela geopolítica que relaciona a sociedade por meio de protestos políticos, como forma de ligar ambos e interagindo assim com problemas sociais. Por exemplo alguns países que da maioria são pertencentes à África, como Camarões, Marrocos, Costa do Marfim, Egito, e o Haiti (america) que sofreu por conta das manifestações sobre alimentação, gerando invasões no palácio presidencial, confrontos com tropas que acabou gerando a renúncia do primeiro ministro do local.
Distúrbios no Reino Unido
Onde: Londres, Liverpool, Manchester entre outras cidades
Início: Agosto de 2011
Em Londres Manifestantes saíram às ruas para protestar contra a morte de um residente. O protesto se tornou violento depois que garrafas de vidro foram jogadas contra carros da polícia e um desses foi incendiado. A tropa de choque foi enviada para conter a manifestação, mas, pessoas nas ruas passaram a vandalizar prédios públicos, saquear lojas e a confrontar a polícia em várias cidades do país.
Reivindicações: Não apresentaram causas claras, porém foram reflexo do crescente desemprego, da recuperação lenta da economia e dos cortes em orçamentos para setores públicos como a educação.
Desfecho do movimento: Parte dos detidos foram processados pela Justiça britânica após os distúrbios. A polícia do Reino Unido também teve seus poderes ampliados, foram possibilitados a decretar toques de recolher em determinadas áreas para menores de 16 anos.
Primavera Árabe
A Primavera Árabe foi uma série de transformações na política mundial. Entendemos como Primavera Árabe a onda de protestos, manifestações e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano, onde a população foi às ruas para derrubar ditadores, que a muito tempo abusavam de seu poder; reivindicar melhores condições sociais de vida e liberdade de expressão. Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se espalharam para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções temos, a Tunísia, a Líbia, o Egito, a Argélia, o Iêmen, Marrocos, Bahrein,a Síria,a Jordânia e Omã. A onda de protestos e revoltas já provocou a queda de quatro governantes desses países. Enquanto os ditadores alguns ditadores deixaram o poder sem oferecer grande resistência, Muammar Kadafi, da Líbia,por exemplo resistiu e foi morto num confronto contra os rebeldes.
...