Gerdau
Artigo: Gerdau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Filipegahu • 12/5/2014 • 6.616 Palavras (27 Páginas) • 1.425 Visualizações
Corporate Foreign Policy Plan
GERDAU – BRASIL – CHILE – ESTADOS UNIDOS
1. Brasil
1.1. Dimensão Mercado
1.1.1. Análise SWOT
Forças
Fraquezas
-Líder de mercado.
-Articulação com instituições e entidades governamentais
- Terceirização de serviços
- Custos para regulamentação ambiental
Oportunidades
Ameaças
-Ascensão econômica do país.
-Setor da construção civil e infraestrutura, aquecidos.
-Copa do Mundo 2014/ Jogos Olímpicos 2016.
- Desaceleração da economia mundial e excesso da oferta chinesa
- Importação de mão de obra
Forças
• Segundo dados do ranking da Revista Melhores e Maiores (ultima atualização em 2011), a Gerdau Aços Longos, Gerdau Açominas e Gerdau Comercial de Aços, ocupam respectivamente a 4º, 5º e 7º posição das maiores empresas de siderurgia brasileira.
• A Gerdau possui parcerias com instituições e entidades governamentais, principalmente em projetos sociais, como por exemplo o Projeto Germinar, feito em Minas Gerais em 2003, onde participam cerca de 22 mil pessoas da comunidade e colaboradores participam de eventos para a conscientização ambiental.
Fraquezas
• A Gerdau terceiriza os serviços das carvoarias, o que pode gerar danos para a imagem da empresa caso a empresa terceirizada não venha a cumprir o trabalho com qualidade, ou até mesmo o risco de haver mão de obra escrava, como já aconteceu em 2004, quando a Gerdau contratou os serviços da empresa Margusa, a qual utilizava esses tipos de serviço.
• Custos relacionados ao cumprimento de regulamentações ambientais podem aumentar se os requisitos se tornarem mais severos, o que poderia afetar negativamente os resultados operacionais da empresa.
Oportunidades
• Atualmente o Brasil se encontra como a 7º maior economia do mundo. Entretanto, segundo previsão do Citbank para 2013, o país deve ultrapassar o Reino Unido (6º posição) e a França (5º posição). A subida do Brasil no ranking é reflexo não só da recuperação do crescimento do país prevista, mas também porque as grandes economias desenvolvidas, sobretudo na Europa, devem ficar virtualmente estagnadas ou crescer muito pouco em 2013 e 2014, como conseqüência da crise.
• Setor da construção civil brasileira aquecido: a demanda por aços longos no Brasil deve ser impulsionada pelas obras relacionadas aos eventos esportivos e aos investimentos em infra-estrutura e construção civil.
• O aço Gerdau faz parte da construção e modernização de 8 estádios de futebol para Copa do Mundo de 2014 e de importantes obras de infra estrutura para o país como : ferrovias, usinas eólicas, portos e estradas.
Ameaças
• Desaceleração da economia mundial e excesso da oferta chinesa: O preço do aço tem sido pressionado, principalmente no mercado externo em função da desaceleração da economia mundial e mau desempenho do setor siderúrgico como um todo, pelo excesso de oferta na China.
• A necessidade de mão de obra qualificada no Brasil aumentou significativamente nos últimos cinco anos o número de importação de trabalhadores no país, ao mesmo tempo em que a internacionalização das empresas brasileiras levou a um processo de exportação de executivos ao mundo. Esse movimento de entrada e saída de mão de obra, no entanto, pode expor as empresas brasileiras a riscos jurídicos.
1.1.2. Forças de Porter
Entrantes Potenciais:
BAIXA
Altos custos de entrada/Competidores estabelecidos
Entrantes Potenciais:
BAIXA
Altos custos de entrada/Competidores estabelecidos
Poder do Comprador:
BAIXO
Commodity/ Preço de mercado
Poder do Comprador:
BAIXO
Commodity/ Preço de mercado
Poder do Fornecedor:
BAIXO
Há muitos fornecedores de sucata no mercado interno
Poder do Fornecedor:
BAIXO
Há muitos fornecedores de sucata no mercado interno
Rivalidade de Mercado:
ALTA
Altamente concentrado em players de mercado
Rivalidade de Mercado:
ALTA
Altamente concentrado em players de mercado
Produtos Substitutos:
MÉDIA
Plástico e Alumínio
Produtos Substitutos:
MÉDIA
Plástico e Alumínio
Entrantes potenciais: BAIXA
A ameaça de novos entrantes potenciais é baixa, devido às altas barreiras de entrada ao mercado, como investimento inicial alto e competidores já estabelecidos. Mesmo as empresas do exterior, que já possuem know-how na produção de aço, teriam dificuldades em entrar no mercado brasileiro, devido às dimensões territoriais do país e a existência de uma estrutura bem montada de atendimento ao mercado e de obtenção de matéria-prima pelos players já existentes.
...