Gerenciamento De Custos
Trabalho Escolar: Gerenciamento De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HELPMARIA • 24/9/2013 • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 310 Visualizações
Posição Patrimonial e Financeira
O ativo,passivo e patrimônio liquido, são elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial financeira. Onde:
-Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade;
-Passiva é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos;
- Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Antes que o passivo ou ativo seja reconhecido deve ser analisado alguns itens para que suas definições, identifiquem os seus aspectos essenciais.
Deve se atentar para sua essência e realidade econômica e não apenas sua forma legal, para avaliar se um item sobre as definições do ativo, passivo e patrimônio líquido.
Ativo:
O benefício econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.
A entidade geralmente usa os seus ativos na produção de mercadorias ou prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes.
De diversas maneiras os benefícios econômicos futuros podem fluir para a entidade.
O ativo pode ser:
• Usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de mercadorias e serviços a serem vendidos pela entidade;
• Trocado por outros ativos;
• Usado para liquidar um passivo; ou
• Distribuído aos proprietários da entidade.
Muitos ativos, por exemplo, contas a receber e imóveis, estão ligados a direitos legais, inclusive o direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, o direito de propriedade não é essencial; assim, por exemplo, um imóvel objeto de arrendamento é um ativo, desde que a entidade controle os benefícios econômicos provenientes da propriedade.
Embora a capacidade de uma entidade controlar os benefícios econômicos normalmente seja proveniente da existência de direitos legais, um item pode satisfazer a definição de um ativo mesmo quando não há controle legal. Por exemplo, o know-how obtido por meio de uma atividade de desenvolvimento de produto pode satisfazer a definição de ativo quando, mantendo o know-how em segredo, a entidade controla os benefícios econômicos provenientes desse ativo.
As entidades normalmente obtêm ativos comprando- os ou produzindo-os. Esses ativos resultam de transações passadas ou outros eventos passados.
Passivo
A entidade tem uma obrigação presente e uma característica essencial para a existência de um passivo. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em conseqüência de um contrato ou de requisitos estatutários.
Exemplo:
Contas a pagar por mercadorias e serviços
(Tabela 2) – em 20/08/2009
Inovação & Desafio Com. Ltda.
Não é conta de resultado (x) Contas Valor (R$)
Outras receitas 350.250
Outras despesas 90.750
Devoluções de vendas 5.670
X Fornecedores 480.000
Despesa de provisão para imposto de renda pessoa jurídica 80.400
Vendas de mercadorias 600.000
X Estoque inicial de mercadorias 280.000
X Despesas pagas antecipadamente 300
Despesa com salários 45.800
Outras despesas operacionais 15.950
X Contas a pagar 55.000
Despesas financeiras 23.000
Abatimentos s/ vendas 5.900
ICMS sobre vendas 72.000
X Compras de mercadorias 120.500
Despesas com publicidade & propaganda do mês 35.000
X Despesa com energia elétrica da loja 800
X Empréstimos a pagar 150.000
Despesas de juros 47.090
X Despesa de aluguel 5.500
X Estoque
...