Gestao Do Conhecimento
Exames: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VANIA23 • 7/3/2014 • 514 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Gestão de Conhecimento
Conceito de gestão de conhecimento
Gestão de conhecimento é a criação do conhecimento organizacional, esse conhecimento é criado no decorrer das mudanças de uma empresa. As mudanças estão ocorrendo no ambiente externo e exigem mudanças contínuas e rápidas na organização, a gestão acompanha os paradoxos existentes no mundo atual, as empresas além de enfrentar o paradoxo, elas tiram vantagem deles. No mundo complexo temos a percepção de que algumas coisas estão sendo diferenciadas, elaborando assim novas ideias e inovando com a criatividade.
-Conhecimento explícito: Algo que podemos ver usar e sentir, expressado em palavras, números, ou sons e compartilhado na forma de dados, recursos visuais, especificações de produtos ou manuais.
Conhecimento Tácito: Algo que surge dentro de nós, como as ideias, são imensuráveis e pessoais. Difícil de ser formalizado. É possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites.
Os conhecimentos são formas de comunicação, uma nova versão, um novo conceito nova forma de gerenciar as empresas muitos pensam que gestão co conhecimento é algo que se compra mais esse pensamento é errôneo, pois gestão do conhecimento é algo que pratica e não esta a venda a gestão do conhecimento se torna cada vez mais uma realidade no mundo dos negócios, pois, o que torna uma empresa mais competitiva não é apenas o sue conhecimento e sim o seu gerenciamento que faz a diferença. ,
Comparação das definições
Muito se fala de gesto do conhecimento e são encontrados vários autores co definições diferentes tais como:
HirotakaTakeuchi e IkujoNonaka Processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços tecnologias e sistemas, perpetua a mudança no interior da organização.
Drucker (1993:23) aborda o conhecimento no contexto de uma revolução gerencial que começou há mais de dois séculos: a aplicação do conhecimento ao conhecimento é sinônima de gerência eficaz.
Becker (2001:71) inspirado na obra de Piaget, também afirma que o conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto.
Berger e Luckmann (1966:17) apresentaram uma definição de conhecimento partir do conceito de realidade como construção social. O conhecimento é definido por eles como “a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas.”
De forma coerente com a visão de conhecimento como construção social, Polanyi (1983) identifica dois tipos de conhecimento: tácito e explícito. De um lado, o conhecimento explícito ou codificado é passível de transmissão sistemática por meio de linguagem formal, relacionado a eventos e objetos, independentemente de contexto. De outro lado, o conhecimento tácito é pessoal, relacionado a um contexto específico e difícil de ser formalizado e comunicado. Representa o conhecimento produzido pela experiência de vida, incluindo elementos cognitivos e práticos.
Finalmente, a gestão do conhecimento pode ser definida como o “processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa
...