Gestao Do Conhecimento
Casos: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/11/2014 • 949 Palavras (4 Páginas) • 558 Visualizações
Aula 08 Questionário - Tentativa 1
Question1
Notas: 1
Leia, atentamente, a descrição a seguir:
“Se a disseminação rápida das câmeras digitais exige uma alta capacidade de processamento de vídeo dos computadores pessoais, não é necessário que todo o sistema do computador seja redesenhado. Basta desenvolver uma CPU (unidade de processamento central) mais veloz ou anexar uma nova placa gráfica.”
A que se refere à definição apresentada?
Escolher uma resposta.
a. Desvantagem da arquitetura Integral.
b. Vantagem da arquitetura Modular.
c. Desvantagem da arquitetura Modular.
d. Vantagem da arquitetura Integral.
e. Não representa vantagem nem desvantagem
Notas: 1
Os modelos de conhecimento modular e integral têm relação com ideias do chamado “pensamento sistêmico”, que autores como Peter Senge conseguiram aproximar para a área gerencial.
Aponte a alternativa que representa corretamente o pensamento sistêmico:
Escolher uma resposta.
a. A realidade é feita de sistemas isolados e independentes.
b. A realidade é feita de sistemas isolados. Para entender a realidade, temos que entender as inter-relações entre as partes constituintes.
c. A realidade é feita de sistemas, mas não de sistemas isolados. Para entender a realidade, precisamos entender o funcionamento interno de cada parte constituinte.
d. A realidade é feita de sistemas, mas não de sistemas isolados. Para entender a realidade, temos que entender as inter-relações entre suas partes constituintes.
e. A realidade é feita de sistemas isolados sem qualquer relação entre si.
Question3
Notas: 1
Ricardo Devai sintetiza da seguinte forma o crescimento do universo dos games nas empresas:
“O poder dos jogos no universo corporativo é semelhante ao que acontece no mundo das crianças. Elas precisam das brincadeiras para aprenderem, sem com isso causar grandes consequências. Elas experimentam o novo para depois colocar em prática na vida real. No treinamento de funcionários deve acontecer a mesma coisa: é criada uma situação que o colaborador precisa resolver, mas dentro de um ambiente no qual suas tentativas não produzam uma consequência negativa. Esse é o jogo sendo levado a sério.”
DEVAI, Ricardo. Gamificação no ambiente corporativo. CANALTECH. 16 dez. 2013.
Disponível em:http://corporate.canaltech.com.br/noticia/negocios/Gamification-no-ambiente-corporativo/#ixzz2r9sFviZo. Acesso em: 24 jan. 2014.
Sobre o processo de gamificação, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. Gamificação nas empresas está relacionada à ideia de que existe a tendência de transformar muitas atividades rotineiras em jogos para buscar melhor relaxamento dos funcionários.
b. Gamificação nas empresas está relacionada apenas à área de treinamento e contratação de novos funcionários.
c. Gamificação nas empresas está relacionada ao entretenimento dos funcionários de forma a atingir os objetivos das empresas.
d. A ideia de gamificação se restringe a empresas ligadas à indústria de entretenimento.
e. Gamificação nas empresas está relacionada à ideia de elevar o aprendizado, a motivação e a competitividade dos funcionários em uma série de atividades, de forma a atingir os objetivos da empresa.
Question4
Notas: 1
Leia com atenção a descrição a seguir:
“Se for estabelecida uma arquitetura modular completamente aberta, o foco da competição irá descer até o nível dos módulos individuais [...]. O setor B2B (negócios para negócios) da internet é um bom exemplo de como as empresas são forçadas à guerra de preços no nível modular.”
A que se refere o texto apresentado?
Escolher uma resposta.
a. O texto se refere à desvantagem da arquitetura Integral.
b. O texto se refere à desvantagem da arquitetura Modular.
c. O texto se refere à vantagem da arquitetura Integral.
d. O texto se refere ao papel do TI na arquitetura das empresas.
e. O texto se refere à vantagem da arquitetura Modular.
Question5
Notas:
O diagrama de Schumpeter é uma importante visualização da adoção das inovações pelas sociedades e ambientes econômicos ao longo do tempo:
Fonte: The Economist, 20 fev. 1999. Kondratiev Waves, as Postulated by Joseph Schumpeter.
Observe atentamente a figura e indique a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. As inovações aceleram continuamente, estabilizam-se e só depois caem uniformemente.
b. Os ciclos de inovação têm padrões de adoção diferentes ao longo do tempo, cada ciclo evolui e cai em desuso de forma diferente.
c. As inovações seguem padrões de evolução que variam de país para país.
d. As inovações têm um padrão de repetição (curva-S) e tendem a descrever ciclos cada vez mais curtos ao longo da história.
e. Os ciclos de inovação crescem e decrescem de forma linear ao longo do tempo.
Question6
Notas: 1
Recentemente a expressão “Gestão do Conhecimento” tem dado lugar à “Gestão da Inovação”. Isso não quer dizer que os modelos anteriores tenham perdido a validade, mas que as discussões sobre inovação continuam avançando em outras áreas da gestão das empresas.
Para ilustrar isso, relacione as sentenças a seguir com os fatores de promoção do conhecimento que vimos ao longo da disciplina de Gestão do Conhecimento: Redundância e Variedade; Gerir conversações; Intenção; Autonomia; Visão do Conhecimento, entre outras.
I. Os objetivos da inovação devem ser claros e bem divulgados.
II. As pessoas se sentem com alto grau de autonomia.
III. Existe orçamento específico para inovação.
IV. Os temas colaboração, aprendizado em rede e compartilhamento do conhecimento são bem comunicados.
V. As pessoas são estimuladas a terem contato com pessoas de diferentes setores.
( ) Visão do conhecimento
( ) Autonomia
( ) Intenção
( ) Gerir conversações
( ) Redundância e Variedade
TERRA, C. 10 dimensões para a gestão da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Marque a alternativa que faz a correta associação entre as sentenças e os fatores de Gestão do Conhecimento:
Escolher uma resposta.
a. I – Visão do Conhecimento; II – Autonomia; III – Intenção; IV – Redundância e Variedade; V – Gerir conversações.
b. I – Visão do Conhecimento; II – Gerir conversações; III – Intenção; IV – Autonomia; V – Redundância e Variedade.
c. I – Autonomia; II – Visão do Conhecimento; III – Intenção; IV – Gerir conversações; V – Redundância e Variedade.
d. Nenhuma das demais alternativas está correta.
e. I – Visão do Conhecimento; II – Autonomia; III – Intenção; IV – Gerir conversações; V – Redundância e Variedade.
...