Gestão De Competencia
Artigos Científicos: Gestão De Competencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: markalan • 3/10/2014 • 420 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
1. GESTÃO POR COMPETÊNCIA
1.1. Conceito de Competência
Segundo Brandão e Guimarães (2001) o conceito da expressão competência era associada a à linguagem jurídica na Idade Média e era atribuída a alguém ou a alguma instituição para julgar determinadas questões. Onde alguém poderia pronunciar-se em relação a determinados assuntos. E só com o passar dos anos passou a ser utilizado de uma forma mais genérica para qualificar um indivíduo capaz de realizar um trabalho.
Para Belfort et al (2012) diz que apesar dos inúmeros conceitos, a competência tem em sua essência um comum, se trata de um conjunto de habilidades, conhecimento e atitudes que afetam o trabalho de uma pessoa e que se interagem com o seu empenho do trabalho.
Neves et al, por sua vez fala que competência é o mesmo que capacitação profissional, onde com ela você pode competir no mercado de trabalho, pois se trata de conhecimentos adquiridos, habilidades físicas e mentais. Ainda de acordo com os autores existem dois tipos de competência: a básica que sustenta a empresa dando a ela sobrevivência. E a as essenciais que permitem uma diferenciação para a empresa frente ao mercado competidor.
Mussi (2011) aponta que apesar do gestor saber gerir grande parte das suas atividades, o que eles não sabem é dividir as competências da sua equipe, prejudicando os processos seletivos e o desenvolvimento de competências individuais.
Somando-se estes conceitos pode-se perceber que a competência no mundo globalizado ainda é parte fundamental, mas que se mal gerida pode se um desperdício de talento.
1.2. Fundamentos de Gestão de Competência
Para Belfort et al (2012) o desenvolvimento de competência é um aspecto que está relacionado com a capacidade das organizações de estabelecerem e sustentarem um novo sistema de gerenciamento moderno que permite que as competências se instalem e se multipliquem ao mesmo tempo permite um aprendizagem e se auto-sustentar.
Silva diz que o conceito de competência pode ser aplicado desde a equipe de trabalho até a organização como o todo, pois os valores e crenças compartilhados para uma equipe influenciam toda a sua equipe.
Segundo Brandão e Guimarães (2001) a gestão de competência faz parte de um sistema maior de gestão onde as organizações direcionam suas ações e recrutamento e seleção para um desenvolvimento das competências para atingir seus objetivos.
Contudo compreende-se que competência organizacional não se trate de uma simples soma de competências dos indivíduos que atuam na empresa, mas é aquela que reside na relação entre os indivíduos com suas competências com a tecnologia utilizada pela empresa e os processos de gestão que a suportam.
...