Gestão Internacional De Recursos Humanos
Ensaios: Gestão Internacional De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: almeida.leonor • 31/7/2014 • 4.548 Palavras (19 Páginas) • 359 Visualizações
Junho, 2010
“Não sou nem ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo.”
(Socrates)
“Declaro que o presente trabalho é da minha autoria e não foi utilizado previamente noutro curso ou unidade curricular, desta ou de outra instituição. As referências a outros autores (excertos, ideias, pensamentos...) respeitam escrupulosamente as regras da atribuição e encontram-se devidamente indicadas no texto e na listagem das referências bibliográficas, de acordo com as normas de referenciação.”
___________________________________________
Índice
1. Introdução.........................................................................................................
2. Gestão Internacional de Recursos Humanos ………………………............
2.1 Da Gestão Domestica á Gestão Internacional……………………………...
2.2 Estratégia da Empresa………………………………………………............
2.3 A Gestão de Expatriados……………………………………………………
3. Referências Bibliográficas................................................................................
2
3
3
4
10
22
Índice de Quadros
Quadro n.º 1 – Opções Estratégicas de GIRH .......................................................
Quadro n.º 2 –Alguns factores locais que podem influenciar a escolha da Gestão Estratégica de RH.......................................................................................
Quadro n.º 3 – Exemplo de perguntas destinadas a avaliar a perspectiva pessoal e familiar de um candidato á expatriação ..............................................................
Quadro n.º 4 – Categorias e atributos para expatriados de sucesso……………..
Quadro n.º 5 – Metodologia STAR
Quadro n.º 6 – Modelo de formação preparatório de expatriação de Mendenhall, Dunbar e Oddou.....................................................................................................
4
8
13
14
16
18
1. Introdução
A globalização não é recente, contudo muito actual.
Se olharmos, para a história, a Globalização acontece já há muitos séculos.
Há mesmo quem refira um estádio de globalização arcaica, que assentou na internacionalização do comércio oriundo da China e do mundo islâmico e que, através de caravanas que seguiram, entre outras, a Rota da Seda , traziam mercadorias exóticas da Bacia Mediterrânica. (MacGillivray, 2006 citado por Camara, P.;2008, p. 17).
Adam Smith em 1776, citado por Camara, P.; 2008, p17, classifica a descoberta da América por Colombo em 1492 e do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama em 1498 como “... os dois maiores e mais importantes acontecimentos registados na história da humanidade”.
Contudo, na actualidade e na generalidade a globalização é entendida como a livre circulação de capitais, mercadorias, e pessoas entre vários países, como é o caso do espaço Shengen.
Mas será só assim?
Câmara P., refere que um dos aspectos mais importante deste fenómeno “consiste essencialmente, na criação de uma teia densa de complementaridades e interdependências entre as economias desenvolvidas e as que estão em vias de Desenvolvimento.”
E cita, no seu livro Gestão de Pessoas em Contexto Internacional, a definição de Globalização do FMI e do Nacional Intelligence Council dos EUA, como uma “ratificação” da sua afirmação.
FMI – “A Globalização é a crescente interdependência económica dos países em todo o mundo, através do volume e variedade crescentes das transacções internacionais de bens e serviços e de fluxos de capital.”
Nacional Inteligence Council dos EUA (2004) – “Globalização origina a crescente interconectividade reflectida nos intensos fluxos de informação, tecnologia, capital, bens, serviços e pessoas através do mundo.”
Neste trabalho será abordado de forma genéricas quais os “critérios”que o GIRH deve observar na selecção e formação do expatriado.
2. A Gestão Internacional de Recursos Humanos
2.1 Da gestão doméstica á gestão internacional
A gestão de recursos humanos internacional, envolve as mesmas funções que a gestão de recursos humanos, domestica.
“Selecção, avaliação, recompensas e desenvolvimento mostram ser áreas funcionais cruciais tanto nas empresas que operam internacionalmente como domesticamente.” ( Mayorfer, 1992:3; adaptado do dossier das aulas de GIRH)
Mas
...