Glossario
Seminário: Glossario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lilysi • 16/3/2014 • Seminário • 915 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
A
APO – É uma técnica que exige gerentes amigáveis e prestativos, de um lado, e subordinados honestos e maduros de outro para assegurar um clima de elevada confiança mútua. Além disso, a APO produz melhores resultados em empresas que atuam em ambientes mutáveis e dinâmicos. Impõe uma cultura participativa e aberta as empresas que assumem a mudança como maneira básica de operar.
Automação – É o sistema e o método de tornar um processo automático. O termo automático significa que, durante as operações, não há assistência de seres humanos e as máquinas e sistemas apresentam vários graus de complexidade e de auto - ajustamento. O termo automação é utilizado para definir operações desempenhadas por máquinas ou sistemas automaticamente controlados.
B
Burocracia – Para Weber, o termo Burocracia não tem significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.
Benchmarking – O Benchmarking é uma forma de estudar e analisar o que as outras empresas estão fazendo de melhor para então tentar fazer o mesmo, ou melhor, ainda. Significa olhar para fora e para os concorrentes.
C
Cadeia de Valor – É um modelo que descreve como um produto se movimenta desde a etapa da matéria-prima até o consumidor final por atividades estrategicamente relevantes. A ideia básica é adicionar valor tanto quanto possível da maneira menos dispendiosa e capturar esse valor, para que todos os elos possam ser mais produtivos e lucrativos. Ela vai do todo para as partes.
Controle – Consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. Quando se fala em resultados desejados, parte-se do princípio de que esses resultados foram previstos e precisam ser controlados. O controle pressupõe a existência de objetivos e planos, pois não se pode controlar sem planos para definir o que deve ser feito. O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado.
D
Departamento – Designa uma área, divisão ou segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, gerente, chefe, supervisor, entre outros) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Pode ser o departamento de produção, a divisão de vendas, a seção de contabilidade, a unidade de pesquisa e desenvolvimento ou setor de compras.
Direção – É a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Para dirigir os subordinados, o administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido, precisa comunicar, liderar e motivar.
E
Empowerment – O empowerment significa proporcionar maior grau de liberdade e autonomia para as pessoas e equipes de trabalho, fortalecimento das pessoas e equipes, para melhorar o ambiente de trabalho. Em geral começa com uma melhor qualificação das pessoas subordinadas e chefias com educação corporativa e o treinamento e desenvolvimento intensivos.
F
Fatores de Produção – Os fatores de produção têm sido apontados genericamente em todo processo produtivo como sendo: natureza, capital e trabalho. A natureza fornece os materiais e matérias-primas que deverão ser processados e transformados em produtos ou em serviços prestados. O capital proporciona os meios de pagamento para a aquisição ou obtenção dos materiais ou matérias-primas necessários e para a remuneração da mão- de-obra empregada. O trabalho representa a intervenção humana ou física realizada sobre os materiais e matérias-primas para a sua conversão em produtos acabados ou serviços prestados.
H
Housekeeping – A prática do housekeeping (arrumar a casa) tem por objetivo
...