Historia Do Direito
Trabalho Universitário: Historia Do Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpjanjao • 12/5/2013 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 1.199 Visualizações
Exercício aula 3
1- Visite o site http://fejiano.com/2009/04/20/feriado-de-tiradentes-mas-quem-foi-tiradentes/ e informe o que entendeu pela expressão? castigo exemplar?
Resposta: “Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido em Fazenda do Pombal e morto em 21 de abril de 1792, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira. O castigo era exemplar, a fim de dissuadir qualquer outra tentativa de questionamento do poder da metrópole.
2- Pelo que se entendeu com base na referência feita à Constituição de 1988, uma sentença com este teor seria possível de ser editada no Brasil, nos dias de hoje?
Fundamente a resposta.
Resposta: Esta sentença não é possível nos dias atuai conforme a Constituição de 1988, a mais importante Lei do ordenamento jurídico do nosso país, afirma, no inciso XLVII do art. 5º, que dispõe o seguinte: sendo o indivíduo condenado por cometimento de crime, a pena a ser por este cumprida não poderá ser: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados; d) de banimento; e) cruéis.
Questão Objetiva 1
A decadência do sistema colonial no Brasil deu-se em virtude de alguns fatores externos à própria dinâmica da colônia. Neste sentido, é possível afirmar que são fatores que NÃO influenciaram na referida decadência:
a) Independência das Colônias Inglesas da América do Norte e Revolução Francesa;
b) Revolução Industrial e difusão dos ideais Iluministas na Europa;
c) Independência das Colônias Inglesas e surgimento da ideia de livre comércio;
d) Expansão marítima portuguesa e ascensão dos ideais.
Resposta correta: D
Questão Objetiva 2
O historiador Sérgio Buarque de Holanda afirmou que "... a elevação da antiga Colônia à dignidade de reino foi, por outro lado, o reconhecimento de uma situação de fato.
(...) um ato político no sentido amplo (... ). Sentimento de tal ordem - que, além de assegurar a administração tranquila, permitia que se forjassem planos imperialistas na direção do Prata e mesmo se reavivassem sonhos de uma amplitude continental - havia de prender a Coroa ao Brasil, e o Brasil à Monarquia."
Neste sentido, no que se refere à elevação do Brasil ao status de ?Reino Unido a Portugal e Algarves?, é correto afirmar:
a) Que foi uma concessão de D. João, dado os laços de profundo afeto que ele mantinha com as terras brasileiras;
b) Que foi o reconhecimento de direito de uma situação que já havia se cristalizado no campo dos fatos;
c) Que foi o reconhecimento, por parte do governo de D. João, de que o Brasil deveria manter completa independência em relação à Portugal;
d) Que tinha por propósito atender aos ideais liberais defendidos por grande parte da população portuguesa, e que iriam se expressar mais largamente na chamada Revolução Liberal do Porto.
Resposta correta letra: D
3- Faça uma comparação entre a letra da música Por Um Dia de Graça, do ano de 1984 e os arts. 5 º, 6º e 7º da CF/88, e busque localizar na letra da música trechos que se encaixem e acontecimentos retratados nos slides da apresentação que você assistiu. Depois, faça um pequeno texto abordando a importância da luta pela redemocratização que culminou com a CF/88 para nossa vida atual.
Resposta: No contexto histórico em que foi realizada a composição da música Por um dia de Graça no ano de 1984, vivia-se uma ditadura militar que estava passando por um processo de transição, devido as grandes correntes a favor da democracia. Observamos os anseios pela direito de liberdade nos trechos O “fim de toda opressão
O cantar com emoção
Raiou a liberdade”
“Chegou
O áureo tempo de justiça
Há o esplendor
Do preservar a natureza
Respeito a todos os artistas”
. Naquele momento também lutava-se pelo diretios coletivos e trabalhistas.
Exercício aula 4
Caso 1
A divisão e o exercício dos poderes são temas de grande relevo de que deve tratar a constituição de um país, que, como já dissemos, é a Lei Maior de um sistema jurídico. É também comum ouvirmos que um regime é tanto mais democrático quanto maior for o número de pessoas que participam das decisões da comunidade política. A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Magna, como não poderia deixar de ser, enfrentou o tema em alguns momentos, inclusive quando tratou da divisão e exercício do poder em seu texto. Porém, esse é um tema que está sempre em destaque.. Em reportagem extraída em 04/10/2008, do endereço http://noticias.busca.uol.com.br/buscar.html? Garibaldi Alves (PMDB-RN), na oportunidade em que presidia o Congresso, criticou o excesso de poderes que a Constituição oferece ao Poder Executivo - principalmente no que diz respeito ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Presidente da República.
Segundo o texto da reportagem, afirmou o Senador: "Eu diria que ela, a despeito de ser uma Constituição que nasceu com vocação para o Parlamentarismo, terminou permitindo o Presidencialismo imperial. Com o enfraquecimento do Poder Legislativo, ela deu a oportunidade do Executivo legislar, gerando uma certa hipertrofia entre os Poderes" (grifo nosso). Agora, leia o texto da Constituição de 1824, que poderá ser encontrado no endereço virtual http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao24.htm, e responda às seguintes questões:
a) Segundo o art. 10 da Constituição de 1824, quais os poderes consagrados pela
...