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Homem e Sociedade

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

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UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

LUANA D´ PAULA MARTINS VAZ RA: C52GJG-1 TURMA: EB1C18

HOMEM E SOCIDADE

Ribeirão Preto

2015

  1. Qual a relação entre os conceitos de cultura e nações? Exemplifique.

      Resposta: A cultura serve de referência no processo de incorporação ás sociedades nacionais de populações nativas ou de imigrantes para quaisquer nação. Por exemplo na Alemanha dos séculos XII e XIX a ideia de que havia uma cultura comum unindo as várias unidades políticas que constituíam a Alemanha servia para estabelecer um plano objetivo de unidade, na falta de uma unidade política comum, temos também como exemplo a Rússia do século XIX, um império contendo uma diversidade de povos e que estava igualmente preocupado em estabelecer uma realidade cultural comum.

2-  Diferenciar cultura popular e cultura erudita.

     Resposta: Cultura popular é qualquer cultura que pode-se falar a respeito de qualquer povo, nação, grupo ou sociedade humana. A cultura popular é o resultado de uma interação continua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo, nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore etc.

Cultura erudita refere-se à alta cultura, á cultura dominante, sempre está em oposição à selvageria, á barbárie; sendo a própria marca da civilização.

 

3-  Quais eram as características da indústria cultural?

     Resposta: A indústria cultural idealiza produtos adaptados ao consumo das massas, assim como também pode determinar esse consumo trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas. Ela pode ainda ter a função no processo de acumulação de capital, reprodução ideológica de um sistema, reorientação de massas e imposição de comportamento, ela exige uma cultura capaz de homogeneizar a vida e a visão de mundo das diversificadas populações que formam as sociedades, ultrapassando barreiras de classe social e facilitando, por essas razoes, o controle das massas. Tais instrumentos seriam principalmente o rádio, a televisão, a imprensa e o cinema.

   O ritmo acelerado de produção e consumo, principalmente nos períodos de expansão das economias desses países, anda acompanhado de uma comunicação rápida e generalizada.

4- Relacionar cultura com

  1. Poder:  Esses termos se consolidaram junto com o processo de formação de nações modernas dominadas por uma classe social; junto ainda com uma marcada expansão de mercados das principais potencias europeias, acompanhando o desenvolvimento industrial do século passado. Relaciona-los enfatiza conflitos dentro das relações sociais, seja nos comportamentos, seja no ordenamento, uma vez que o poder é intrínseco nos diversos seguimentos e capaz de afetar a tudo e a todos.

  1. Mudança Social: Mudança social é toda e qualquer transformação na estrutura da sociedade ocorrida em um período de tempo relativamente certo. A sociedade não é estática. Alguns exemplos mostram que as formas de organização de uma sociedade podem ser substancialmente alteradas por mudanças sociais. A partir dessas mudanças, a história das sociedades vai assumindo formas próprias, específicas de cada sociedade através da modernidade e tradição. Há ai controle, apropriação, desigualdades no plano cultural.
  1. Etnocentrismo: Etnocentrismo ocorre quando um indivíduo, ou grupo de pessoas tem os mesmos hábitos discrimina o outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir, a História é marcada por vários acontecimentos preconceituosos, onde grupos sociais se acham melhores dos que os outros, justificando guerras, extermínios, dominações. A II Guerra Mundial é um exemplo claro e também extremo de preconceito racial, milhões de judeus, ciganos, negros, entre outros, foram mortos, simplesmente por não pertencerem e não compartilharem da mesma cultura que seus dominadores- os alemães.

          5- Explique:

             

  1. Políticas de reparação: A demanda por reparação visa que o Estado e a sociedade tomem medidas para ressarcir os descendentes de africanos negros, dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista, bem como em virtude das políticas explicitas ou tácitas de branqueamento da população, de manutenção de privilégios exclusivos para grupos com poder de governar e de influir na formulação de políticas, no pós-abolição. Visa também a que tais medidas se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações.

  1. Políticas de Reconhecimento: Reconhecimento implica justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como valorização da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira. E isto requer mudança nos discursos, raciocínios, logicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras. Requer também que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente desconstruir o mito da democracia racial na sociedade brasileira; mito este que difunde a crença de que, se os negros não atingem os mesmos patamares que os não negros, é por falta de competência ou de interesse, desconsiderando as desigualdades seculares que a estrutura social hierárquica cria com prejuízos para os negros.

  1. Políticas de valorização de ações afirmativas: São conjuntos de ações políticas dirigidas a correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória. Atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, bem como a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, com o objetivo de combate ao racismo e as discriminações, tais como: a Convenção da UNESCO de 1960, direcionada ao combate ao racismo em todas as formas de ensino, bem como a Conferencia Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Discriminações Correlatas de 2001.

       6- Porque a educação das relações étnico-raciais é fundamental para a construção da nossa democracia?

        Resposta: Por que o sucesso das políticas públicas de Estado, institucionais e pedagógicas, visando as reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens; em outras palavras, todos os alunos negros e não negros, bem como seus professores, precisam sentir-se valorizados e apoiados, assim sendo, educação das relações étnicos-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.

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